AgronegócioCavalgadasExpojipaPrefeitura

Prefeitura ajusta termo de conduta da cavalgada da Expojipa com organizadores

A abertura oficial da Expojipa ocorre neste sábado (9), às 9h, no centro

Foram definidas as medidas de segurança para a cavalgada de abertura da 42ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), no sábado (9), às 9h. A Prefeitura de Ji-Paraná se reuniu com os representantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Polícias Militar (PM), Civil (PC) e Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e os organizadores do evento.

A reunião ocorreu, sexta-feira (1º), no auditório do MPRO, e abordou temas nas áreas de segurança, bem-estar animal e logística do tráfego urbano após as 13h, no 2º distrito. Nela, ficou definido que o trajeto inicia às 9h, tradicionalmente, no centro (1° distrito) e segue pela BR-364 até a rua Maracatiara (T-20) pela avenida Brasil, percorrendo a T-20 com destina à avenida Governador Jorge Teixeira (K-5) no Parque Exposições Hermínio Victorelli.

O prefeito Joaquim Teixeira (PL) reforçou que vai atender às solicitações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para que todas as medidas de segurança decorram para uma festa ordeira e agrade a todos os participantes. Ele informou que, neste ano, não será liberado alvará para espaços de camarote nas calçadas da avenida Brasil (2º distrito).

O promotor do MPRO, Wagner Almeida Pereira Júnior, definiu que algumas medidas precisavam ser reforçadas como a opção de camarotes em vias públicas, por não se limitarem aos horários definidos pela segurança pública, e pelo excesso de abusos que causam demandas em órgãos públicos após o desfile. “A Expojipa é um evento histórico, cultural e que não há nenhuma medida restritiva para que a festa não ocorra, pelo contrário, é muito bem-vinda”, frisou. 

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eber Barros, agradeceu à Prefeitura de Ji-Paraná pela condução da reunião. Ele ressaltou que, em todos os anos, as reuniões para alinhamento dos termos de conduta da cavalgada, reforçam que há uma redução nos índices da criminalidade com as medidas de segurança atendidas pelos órgãos responsáveis.

“A partir das 13h, iremos iniciar o encerramento do desfile no começo da avenida Brasil, para que desliguem o som e que as pessoas que estejam ingerindo bebidas alcoólicas retornem aos seus lares em segurança, para evitar anormalidades no trânsito de Ji-Paraná”, assegurou o tenente-coronel.

O presidente da Associação Rural de Rondônia (ARR), Gilson Daniel, salientou que o tradicional evento  de Ji-Paraná vai atender à expectativa de todos. Ele agradeceu ao apoio dos órgãos envolvidos  para que todas as medidas de segurança sejam seguidas. Daniel afirmou que os trâmites foram alinhados e, na próxima semana, ocorrerá uma grande festa. 

O poder executivo participará com as secretarias municipais de Saúde (Semusa), Meio Ambiente (Semeia), Planejamento (Semplan), Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT). E representantes da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanharam o evento. 

“A Secretaria de Saúde [Semusa] irá reforçar a equipe de servidores na Unidade de Pronto Atendimento [UPA 2° Distrito] e no Hospital Municipal [HM]. Como a Secretaria Municipal de Obras [Semosp], os trabalhos serão realizados após o desfile, na limpeza das vias, e a Autarquia de Trânsito e Transportes [AMT] sinalizando todo o trajeto. A Sempba vai fiscalizar os responsáveis pela hidratação e bem-estar dos animais durante todo o trajeto e participação do evento”, declarou Joaquim Teixeira   

Texto: Gabriela Suematsu

Fotos: Talita Luana