Geral

Mulheres aderem à Campanha contra o câncer no colo do útero

As mulheres têm lotado as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná durante a Campanha Contra o Câncer no Colo do Útero. Desde terça-feira (6), a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem oferecido o exame preventivo Papanicolau, sem agendamento e gratuito, para identificar a doença.

Além dos exames, as unidades oferecem testes rápidos, aferição de pressão e palestras sobre temas importantes. O objetivo é orientar as mulheres sobre o risco das doenças sexualmente transmissíveis, e principalmente o câncer. Adriana Marques participou de uma delas e agora sente mais segurança para cuidar da saúde.

“Quando a gente não sabe, ficamos reféns de doenças que poderiam ser evitadas. Tem muitas mulheres que não sabem dessas informações repassadas nas palestras e acham que isso não é importante. Eu aprendi aqui coisas que eu não sabia e agora vou ensinar para as minhas três filhas. Precisamos cuidar da nossa saúde”, reforçou.

O médico ginecologista Oribes Vieira, que orientou as mulheres, reforçou o convite para que cuidem mais da saúde e saibam que o câncer no colo do útero é uma doença totalmente evitável. “É uma situação muito séria. Por ano, morrem cerca quatro mil mulheres vítimas desse tipo de câncer só no Brasil. Tudo isso poderia ser evitado se as mulheres fizessem exames preventivos rotineiramente. Qualquer alteração nos exames pode ser tratada gratuitamente e sem maiores transtornos”, afirmou o médico.

A ação termina nesta sexta-feira (9), mas a Prefeitura de Ji-Paraná continuará oferecendo atendimento, mas por meio de agendamentos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. As mulheres devem procurar uma das UBS portando documentos pessoais e o cartão do SUS.

Decom