Ji-ParanáPolítica

Isaú e vereadores eleitos são diplomados pelo TRE

Prefeito diplomado Isaú Fonseca, o vice Joaquim Teixeira e vereadores recebendo o diploma da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por meio da 3º Zona Eleitoral, diplomou nesta quarta-feira (17), o prefeito Isaú Fonseca, vice-prefeito Joaquim Teixeira e vereadores eleitos no pleito de 2020 do município de Ji-Paraná.

A cerimônia presidida pelo juiz Maximiliano Darcy David Deitos foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença da Promotora Eleitoral, Dra. Conceição Forte Baena, o presidente da OAB/Ji-Paraná, advogado Jefferson Freitas Vaz, presidentes/representantes de Partidos Políticos de Ji-Paraná, representantes da imprensa local e demais autoridades do município.

Prefeito eleito
Isaú Fonseca (MDB) e Joaquim Teixeira (MDB) foram eleitos com 27,57% dos votos, um total de 15.699 votos no total. O candidato derrotou Jhony Paixão, que ficou em segundo lugar com 19,85% (11.301 votos). 50.467 votos na eleição do dia 15 de novembro, o que correspondeu a 47,66% dos votos válidos, numa disputa com seis chapas.

“A partir de hoje, temos uma missão extremamente importante, de administrar nossas cidades. Queremos deixar mais uma página na história, de forma bem escrita. Em nome de todos o nosso muito obrigado”, disse o prefeito eleito.

Isaú Fonseca ocupará o lugar do atual prefeito Affonso Cândido (DEM), que atualmente governa Ji-Paraná e assumiu no lugar o ex-prefeito Marcito Pinto. Essa é a primeira vez que Isaú Fonseca assume a prefeitura de Ji-Paraná.

A posse oficial será no dia primeiro de janeiro, às 16 horas, no Centro de Conversões da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O acesso será limitado.

Sobre a diplomação
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo.

Na solenidade, ocorre a entrega dos diplomas. Segundo o Código Eleitoral, no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda na qual concorreu e o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente.

Diplomados
Sendo um ato solene, a diplomação dos candidatos declara quem são os eleitos e os suplentes das eleições 2020. O diploma é um documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral que se antecipa a posse dos candidatos eleitos pela população, legitimando o provido a tomar posse do cargo para o qual foi eleito.

Para o prefeito Isaú Fonseca e vice-prefeito: Joaquim Teixeira e, a fim de compor a Câmara de Vereadores foram diplomados Nim Barreto (DEM), Doutora Rosana Veterinária (DEM), Doutor Edinho Fidelis (Republicanos), Ademilson Procopio (PTB), Janethe de Almeida (DEM), Lorenil Gomes (PSDB), Marcelo Lemos (PSD), Edisio Barroso (Solidariedade), Negão Filho do Isaú (MDB), Wanderson Araújo (PSB), Juscelia Dallapicola (PSDB), Eder do Sindicato (PT), Joziel de Brito (MDB), Westerley Cardoso (PDT), Brunno Carvalho (Solidariedade), Beto Wosniach (PDT) e Professor Elvis Gomes(Republicanos).

Correio Popular