Semed inicia reposição de aulas das escolas rurais

Estudantes de oito escolas rurais de Ji-Paraná que tiveram as aulas suspensas pela falta de segurança nos ônibus que realizam o transporte escolar terão as aulas repostas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a previsão é que o cronograma dure até 19 de dezembro.
A Semed esclareceu que 35 dias serão repostos para 1004 estudantes (da educação infantil ao 9º ano) de oito escolas da zona rural do município. A pasta informou ainda que o programa vai garantir os 200 dias letivos e as 800 horas, previstos na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB).
O transporte escolar foi suspenso em 5 de maio de 2025 pelo prefeito Affonso Cândido (PL) devido à falta de segurança nos veículos. Em 25 de junho, o serviço foi reativado com a contratação de nova empresa que forneceu 55 ônibus novos e seminovos, alguns adaptados para alunos com deficiência.
Segundo Affonso Cândido, no início do ano, foi realizada uma série de reuniões com pais de alunos e representantes do Ministério Público (estadual) para explicar a necessidade de interromper o serviço por falta de condições de funcionamento dos veículos que realizam o transporte escolar.
O processo de recuperação prevê aulas aos sábados e ampliação da carga horária no contraturno escolar dos estudantes. A proposta de reposição dos dias letivos já foi encaminhada ao Conselho Municipal de Educação, que é formado por nove representantes da sociedade civil e do poder público.
De acordo com o secretário interino da Semed, Robson Casula, o programa foi preparado para causar menos impacto aos estudantes, professores e equipe de apoio. “As aulas estão sendo repostas e o ano letivo não será comprometido por causa da paralisação desses 35 dias na área rural”, admitiu.
Decom/Texto: Jairo Ardull
Foto: Assessoria Semed