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Curiosidades: O maior helicóptero de todos os tempos, que foi totalmente inútil

O maior helicóptero já construído, o Mil-12 Homer, com o Mil-2 “Hoplite” ao lado dele mostrando a diferença de tamanho.

O maior helicóptero já construído até hoje foi um triunfo da engenharia, mas um fracasso na prática.

A União Soviética construiu o Mil V-12, conhecido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como “Homer”, para transportar mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) para o local de lançamento, evitando redes ferroviárias reveladoras que alertariam a inteligência dos EUA.

V-12 no aeroporto de Schoenfeld, 1971. (Foto: ullstein Bild / Getty)


Infelizmente, quando o helicóptero do tamanho de um jato comercial ficou pronto, seu objetivo principal havia evaporado e o V-12 nunca foi colocado em produção.

Cockpit do V-12 soviético.


Os soviéticos projetaram o V-12, como mostra este vídeo da Mustard, para transportar secretamente seus ICBMs para bases remotas. Os soviéticos tinham, pela maioria dos padrões, uma rede ferroviária subdesenvolvida – uma das razões pelas quais um ex-secretário de Estado dos EUA a descreveu ironicamente como “Upper Volta com armas nucleares”. No final dos anos 1950 e 1960, quando a União Soviética construiu uma rede de bases de mísseis nucleares, foi relativamente fácil localizar novas bases pelas novas ferrovias construídas para apoiá-las.

Em 1959, os projetistas soviéticos propuseram um novo helicóptero superpesado que poderia transportar mísseis nucleares para bases remotas de mísseis. Isso os manteria camuflados dos primeiros ativos de reconhecimento de fotos dos EUA, especialmente o avião espião U-2. A liderança soviética deu luz verde ao projeto do helicóptero em 1962, e o primeiro voo de teste bem-sucedido ocorreu em 1968.

O V-12 não foi o primeiro helicóptero com rotor duplo (provavelmente foi o Focke-Achgelis Fa-223 da Segunda Guerra Mundial), mas provavelmente foi o primeiro helicóptero com rotores lado a lado. O helicóptero, que era mais longo do que um Boeing 737 e transportava mais pessoas, usou os rotores e motores de dois helicópteros Mi-6 menores para atingir o dobro da capacidade de elevação.

Este helicóptero soviético era maior do que um 737 e uma maravilha da engenharia. Mas nem tudo foi perfeito.


O helicóptero podia transportar 196 passageiros, ou até 88.000 libras de carga. A caixa de carga tinha 28,5 metros de comprimento e 4,38 metros de altura, tornando-a grande o suficiente para transportar ônibus urbanos com facilidade. O helicóptero era tão grande que tinha uma tripulação de seis pessoas, incluindo seu próprio eletricista

Popular Mechanics