CidadesJi-ParanáUtilidade Pública

Pré-conferências simultâneas para 13ª etapa da CMAS

Eventos foram realizados em quatro locais para ouvir os beneficiários

Beneficiários dos serviços, programas e projetos da assistência social participaram das pré-conferências promovidas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), na terça-feira (6), das 13h30 às 17h30. O objetivo foi ouvir os relatos das dificuldades encontradas e sugestões de melhorias para o público assistido.   

A ação foi realizada, simultaneamente, em quatro locais. No 1º distrito, elas aconteceram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Almir Zandonadi. No 2º distrito, ocorreu na Fundação Ji-Cred (Projeto Sonho Meu) e no Centro Educativo Dom Bosco. 

Para a secretária da Semasf, Mirian Madalon, a pré-conferência é um espaço democrático de  participação social, na preparação e discussões de temas relacionados aos benefícios disponibilizados pelo poder executivo no município. Ela ressaltou que é importante a participação dos grupos de usuários para que políticas públicas sejam melhoradas e ampliadas para participação de todos. 

O tema de 2023 é “A Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, e faz parte das etapas  que ocorrem, primeiramente, com as conferências municipais até 15 de julho, seguindo para etapa estadual de 16 agosto a 16 de outubro deste ano. Na última fase, acontece a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS) de 5 a 8 de dezembro de 2023.

 

Segundo a presidente da Comissão da Conferência de Assistência Social, Deise Braga Minatelli, os usuários que frequentam e utilizam os serviços nas unidades foram convidados para discutir questões realmente relevantes. Ela informou que as pautas levantadas serão levadas para a etapa da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorre nos dias 22 e 23 de junho, na Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP). 

Os principais eixos para a conferência deste ano são financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transparência de renda. Representantes de Rondônia acompanham as etapas estadual e nacional. 

Decom/Texto: Gabriela Suematsu/Fotos: Talita Luana