Conferência debate políticas públicas para a população idosa de Ji-Paraná

Nos dias 25 e 26 de junho, foi realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ji-Paraná. O evento aconteceu no auditório Leila Barreiros e foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
A conferência reuniu representantes do Ministério Público, Câmara de Vereadores, sociedade civil e da população idosa do município, com o objetivo de discutir e avaliar as políticas públicas voltadas ao envelhecimento e propor melhorias que garantam os direitos e a qualidade de vida das pessoas idosas.

A cerimônia de abertura contou com a presença do representante do banco Santander, André Ribeiro da Silva; do pastor Sadraque Muniz; da presidente do CMDPI, Mariana Coleto; da secretária da SEMASF, Sirlene Muniz Ferreira; dos vereadores Wallison Amaro (Republicanos), Márcio Freitas (PL), Dra. Rosana (NOVO), Wanderson Bença (PRTB), Scopony (PSD), além do presidente da Câmara, Marcelo Lemos; da promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi; e da vice-prefeita Marley Muniz (PL).
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência proporcionou um espaço de formação, debate e reflexão sobre as políticas públicas existentes. Os participantes analisaram se as ações implementadas em Ji-Paraná estão em conformidade com a legislação vigente e indicaram necessidades de atualização dos instrumentos legais diante das transformações sociais.
Na ocasião foi lançado oficialmente o projeto Envelhecer em Família – família acolhedora para a pessoa idosa. De acordo com o coordenador Gilson Lopes Soares, “o projeto é uma iniciativa do banco Santander, que tem como foco o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, considerados fundamentais para a proteção social da pessoa idosa”, disse.
A programação também contou com momentos culturais marcantes, como a apresentação do Coral dos Idosos do Centro de Convivência Viver Bem, declamação de poemas e uma mostra de pinturas produzidas pelos próprios idosos, emocionando o público presente.
Para a presidente do CMDPI, Mariana Coleto, a conferência foi um momento importante de aprendizado e construção coletiva. “Tivemos debates ricos e propostas relevantes que foram discutidas nos eixos temáticos, votadas em plenária e agora serão encaminhadas aos gestores públicos, para que possam conhecer as demandas e adotar providências em benefício da população idosa do nosso município”, afirmou.
Mariana também agradeceu o apoio recebido pela sociedade civil e pelo comércio local. “Nossa gratidão a todos que colaboraram com a realização do evento, em especial ao comércio ji-paranaense. Agradeço ainda ao prefeito Affonso Cândido, à vice prefeita Marley Muniz, à promotora de Justiça Josiane Alessandra, à secretária Sirlene Muniz, à equipe da SEMASF e aos representantes do poder público que estiveram conosco”, finalizou.
Texto: Natalino FS
Fotos: Patrick Magalhães