Geral

Uso da pílula do câncer é aprovado na CCT do Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) do Senado aprovou nesta terça-feira,15, dois projetos que irão facilitar as pesquisas clínicas de novos medicamentos e tratamentos, inclusive para o câncer: o PLS nº 200/2015, que estabelece regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos; e o PLC 3/2016, que autoriza o uso da fostoetanolamina para o tratamento de vários tipos de câncer.

O PLC 3/2016, elaborado por um grupo de trabalho formado por 26 deputados que atuou no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, teve relatoria do senador Ivo Cassol na CCT do Senado. Ele segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá a relatoria do senador Acir Gurgacz.

Gurgacz disse que pretende colocar a matéria para votação em regime de urgência, nesta quarta-feira, 16. Para isso, ele deve apresentar seu relatório como item exta-pauta, uma vez que a agenda da CAS já estava definida. “Quem tem câncer tem pressa e temos elementos suficientes para que o uso experimental seja liberado, reduzindo o sofrimento de milhares de pessoas, até que os testes clínicos sejam concluídos e a produção e comercialização do produto tenha o aval da Anvisa”, salientou o senador Acir Gurgacz.

Fonte: Guarim Liberato Jr.