Semeia leva alunos da EFA para conhecer projeto de preservação de nascentes
Preservar as nascentes da região de Ji-Paraná e zelar pelas matas ciliares à sua volta. Este é foco central da programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22.
Ontem os técnicos da Semeia realizaram uma palestra e atividades com os alunos da Escola Família Agrícola (EFA de Ji-Paraná), onde os estudantes conheceram técnicas de preservação de nascentes na pratica e na teoria, bem como os tipo de plantas que devem ser utilizadas para revitalização das matas ciliares.
Os alunos conheceram o projeto experimental localizado no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, acompanhados pelo técnico e consultor florestal, Adilson Pepino, e pelas técnicas ambientais Poliana Rocha e Laline Gárcia.
“Nós da Semeia entendemos que este é um tema muito relevante e que merece toda a atenção de quem se preocupa com o meio ambiente. Estamos focando boa parte das ações nos jovens”, lembrou Poliana.
Até o dia 22 de março varias atividades voltadas para conscientização da sociedade quanto aos cuidados e preservação da água estarão sendo realizados na cidade. Conforme Poliana Rocha, as palestras serão realizadas em diversas escolas e no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e também Pit Stop com a divulgação de panfletos alusivos ao Dia Mundial da Água.
Outra ação importante realizada pela Semeia é a distribuição de mudas de arvores, por meio do viveiro municipal. “Sempre há pessoas interessadas em receber mudas, especialmente moradores da área rural que possuem rios ou nascentes em suas propriedades. Este trabalho é importante porque contribui com revitalização de áreas degradadas”, lembrou.