EducaçãoGeralInternacional

Semed participa de imersão para conhecer políticas e práticas educacionais do Chile

Coordenadora de Ji-Paraná representou a região Norte do País

Dez educadoras de escolas públicas brasileiras participaram de uma formação no Chile. Uma servidora da Secretaria de Educação (Semed) de Ji-Paraná representou a região Norte no mês de junho. A imersão faz parte do curso de Liderança Educacional do Centro de Formação da Vila, em parceria com a Universidad Diego Portales, em Santiago, capital do país. 

A viagem foi uma oportunidade proporcionada pela organização Conectando Saberes para impulsionar o impacto de professoras e coordenadoras regionais nas redes de ensino onde atuam. As educadoras conheceram o modelo pedagógico chileno, participaram de formações sobre metodologias e práticas essenciais que docentes chilenos desenvolvem desde a graduação, eles ainda visitaram escolas particulares e públicas em Santiago.

A superintendente de Gestão Escolar da Semed, Dalila Maitê Sena, representou a região Norte. E ainda participaram duas coordenadoras regionais do  Sul, Daniele Pereira Machado, do Núcleo de Castro (PR) e Joice Lamb, do Núcleo de Novo Hamburgo (RS). E a região Centro-Oeste, Ana Élen Moitinho, do Núcleo de Brasília (DF).

Três coordenadoras da região Sudeste também estiveram na formação, Adriana Zanluqui, do Núcleo de Novo Horizonte (SP), Juliana Santiago, do Núcleo de Lavras (MG) e Marlúcia Brandão, do Núcleo de Marataízes (ES). Pelo Nordeste, Adinete Ribeiro, do Núcleo de Coruripe (AL), Audaci Maria, do Núcleo de Recife (PE) e Vanessa Martins, do Núcleo de São Luís (MA). 

Por iniciativa da Conectando Saberes, o grupo participou de uma reunião com membros do Elige Educar, movimento chileno que realiza campanhas e pesquisas para a valorização social da profissão docente. A iniciativa realiza, dentre outras ações, campanhas para incentivar bons alunos a ingressarem na docência, sem ter a profissão como uma segunda opção. Outra agenda importante foi a visita ao Serviço Nacional do Chile para conhecer a forma de seleção de gestores escolares no país. 

“Foi uma experiência única poder entender um pouco mais da realidade de um outro país que é referência no ensino. Eu pude perceber que o município de Ji-Paraná está caminhando lado a lado com o Chile, quando falamos de prioridades na Educação”, afirmou Dalila Maitê Sena.

Conectando Saberes é uma organização não governamental e suprapartidária formada por mais de 600 docentes reunidos em 74 núcleos regionais por todo o Brasil, para fortalecer a profissão e construir em conjunto soluções para os desafios da educação pública. 

Decom/Texto: Hiandra Trindade