CdlGeralJi-Paraná

Semictur promove reunião bilateral com CDL e bolivianos

O objetivo é estreitar parcerias comerciais com o município 

Semictur promove reunião bilateral com CDL e bolivianos
O objetivo é estreitar parcerias comerciais com o município 

Com o objetivo de estreitar vínculos comerciais, a consulesa da Bolívia, Tezália Jauregui Pinto, visitou o prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (PL), na sexta-feira (10). Além de firmar parceria mercantil, o governo boliviano atendeu os compatriotas residentes no município na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur). 

O Prefeito Joaquim Teixeira ressaltou que uma nova oportunidade comercial vai baratear aos consumidores do nosso município um dos produtos mais utilizados pela dona de casa, o sal, que atualmente é importado do Rio Grande do Norte, para Rondônia. 

“O sal que vem de Mossoró percorre em torno de 5.000 quilômetros de estradas. E o sal boliviano percorre em média 1.700 km, sendo 700 km pela hidrovia Ichilo e Mamoré, e outros 1.000 km em rodovias. O custo benefício vai diminuir o valor final à população”, frisou. 

O secretário da Semictur, Volnei Inocencio, agendou uma reunião com os representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a consulesa boliviana para apresentar condições e possibilidades de uma parceria sobre a exportação deste produto. Ele informou que o presidente do CDL, Elias Pereira, com apoio da pasta, vai realizar um levantamento do consumo.

“Segundo a consulesa, hoje já existe uma boa logística para que os empresários possam importar uréia e sal boliviano com um preço bem abaixo do praticado no estado. Nosso objetivo é estreitar este relacionamento e firmar parcerias”, enfatizou o secretário. 

“O relacionamento que a classe empresarial tem com a Semictur está nos proporcionando vislumbrar um desenvolvimento muito grande para nossa cidade, principalmente para as empresas ligadas ao agronegocios”, destacou o Elias Pereira. 

“Agradecemos a receptividade do Prefeito Joaquim Teixeira que abriu as portas para uma integração entre os povos vizinhos. A partir desta reunião, vamos gerar bons frutos tanto para a cidade como para nosso país”, declarou a consulesa Tezália Jauregui Pinto. 

Decom/Texto: Chico Limeira
Fotos: Acervo Semictur