Programa Municipal de Arborização atinge marca recorde em Ji-Paraná
A prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) comemorou nesta terça-feira (19) pela manhã, a marca recorde alcançada pelo Programa Municipal de Arborização da cidade: são 77,5 mil mudas distribuídas gratuitamente a população e 6.500 mudas de árvores plantadas em vias públicas na área urbana.
Para registrar este número o prefeito Jesualdo Pires, acompanhado de Kátia Casula, secretária municipal de Meio Ambiente, esteve na Avenida Menezes Filho e BR-364 acompanhando o plantio de mudas de ipê e de Palmeiras Imperiais no canteiro central das vias.
O Programa Municipal de Arborização da cidade tem por objetivo a recuperação de áreas degradadas, a ampliação de áreas verdes no município e também o embelezamento da cidade.
“Este trabalho tem sido feito desde o início de nossa gestão. Já distribuímos e plantamos desde 2013 cerca de 77,5 mil mudas de arvores diversas. São palmeiras imperiais, ipês, oitis e muitas outras espécies. Escolhemos vários pontos da cidade, especialmente a área urbana da BR e as principais avenidas com canteiros centrais para o plantio. Nós também fizemos um novo esforço para ampliarmos o viveiro municipal para a distribuição de mudas para os cidadãos”, declarou o prefeito.
A iniciativa ganhou fôlego a partir do trabalho da Semeia que em 2013 iniciou um trabalho de revitalização das funções do Viveiro Municipal que, em pouco mais de três anos, entregou mais de 77 mil mudas para a população. Neste momento o Viveiro, segundo a Semeia, tem 23 mil mudas à disposição e que podem ser retiradas gratuitamente. As mudas são das seguintes espécies de árvores: açaí, ingá, tamarindo, pau-brasil, cedro rosa, oiti, boliviana, exória, jatobá, acácia e ipês (amarelo, rosa e branco), além das requisitadas palmeiras imperiais.
“O Viveiro Municipal tem aumentado a cada dia a sua produção de mudas que são oferecidas tanto para pessoas da cidade quanto da zona rural”, informa a secretária Kátia. Ela frisa, no entanto, que antes de buscar as mudas é preciso comparecer à sede da Semeia, na avenida Menezes Filho, esquina com a Rua Júlio Guerra, no bairro Dois de Abril. “Lá o cidadão pega uma autorização e recebe orientações sobre que tipo de árvore é interessante para os seus propósitos, como deverá ser o plantio e os cuidados necessários para um crescimento saudável da planta. Só depois é que se pode ir buscar suas mudas no Viveiro”, acrescenta a titular da Semeia.
“Precisamos, agora, que a população fiscalize estas árvores. A gente pede encarecidamente a todos que nos ajudem a reprimir os atos de vandalismo contra estas mudas na cidade. Pode denunciar que vamos tomar as providências. De nada vai adiantar este esforço da prefeitura e da secretaria de Meio Ambiente se as pessoas não ajudarem a manter este trabalho tão bonito e que estamos implantando há muitos ano, para tornar nossa Ji-Paraná mais bonita para as novas gerações”, solicita Jesualdo Pires.