Geral

Professores municipais participam de Encontro sobre trânsito em Ji-Paraná

Representantes de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino participam hoje (31) e amanhã (1º), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do 3º Encontro Pedagógico de Educação para o Trânsito. O Encontro é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e tem por objetivo formar multiplicadores para um trânsito mais seguro e com menor índice possível de acidentes.

A Coordenadoria de Educação de Trânsito, divisão do Detran-RO, busca parcerias com entidades cujos participes possam servir de multiplicadores para transformar, se possível radicalmente, a realidade produzida pelo trânsito atualmente no Estado e em todo o País. Dentro deste contexto, “ninguém melhor que o professor para atuar como multiplicador. Ele pode ser um grande aliado na educação do trânsito, uma vez que está diretamente em contato com nossos futuros condutores”, explica a diretora da Diretoria Técnica da Educação de Trânsito do Detran, Gildete Miranda.
A ideia, segundo Gildete, é a apresentação de material didático-pedagógico produzido pelo Detran-RO em parceria com o Detran do Rio Grande do Sul aos professores-multiplicadores das escolas públicas e privadas e que este material sirva como embasamento sobre educação de trânsito, sistematizando uma reflexão educacional sobre a urgência da abordagem do fenômeno trânsito sob uma perspectiva pedagógica na Educação Infantil e nas Séries Iniciais visando uma transformação de paradigma relacionada ao trânsito.

No material, intitulado Educação para o Trânsito para Professores Multiplicadores constam referências quanto aos dispositivos legais que amparam a discussão transversal entre as áreas de educação e trânsito; uma abordagem histórica e social contextualizando a discussão do fenômeno trânsito; e a apresentação do trânsito como experiência educativa.

O vice, Marcito Pinto se dirigiu aos participantes observando preocupações gerais quanto ao trânsito em Ji-Paraná. “Sou pai e confesso que me assusta quando meus filhos falam em aprender a dirigir. Penso que nossos problemas no trânsito vão além das estatísticas. São problemas culturais e nada melhores que as nossas escolas para buscar mudar a cultura que ai está de imprudência, intolerância e de desrespeito no trânsito”, compartilhou Marcito.

Já a fala da superintendente de Ensino da Semed, Edilaine Nogueira, na ocasião representando a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, foi direcionada aos professores da Rede Municipal que atenderam ao convite feito pelo Detran e se propuseram a participar e tomar para si o que ela chamou de “enorme responsabilidade para com a sociedade ji-paranaense”.

“Vocês, professores, têm nas mãos a possibilidade de salvar vidas. É um compromisso muito grande que assumimos aqui. Penso que o que os nossos alunos, nossos futuros condutores de veículos, pedestres, ciclistas…enfim, todos nós seres humanos precisamos aprender é respeitar uns aos outros no trânsito, na vida”, finalizou Edilaine.

O 3º Encontro Pedagógico de Educação para o Trânsito acontece hoje, quinta-feira, e amanhã, sexta-feira, no Auditório da Semed. Os palestrantes serão Marlúcio Emídio, servidor do Detran em Porto Velho; Everaldo Santos de Oliveira, instrutor e pedagogo de Jaru; Tenente PM Everaldo, do Batalhão de Ji-Paraná; e Glaucia Abreu, pedagoga. Participaram ainda da abertura do Encontro o juiz da 3ª Vara de Delitos de Trânsito de Ji-Paraná, Oscar Francisco; o diretor do Hospital Municipal, médico Antelmo de Oliveira; e representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).