Prefeitura recebe doação de capacetes CPAPS
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), recebeu nesta quarta (03), a doação de 14 capacetes CPAPS, proveniente de empresários, lideranças religiosas e doador anônimo. Os equipamentos serão destinados ao Hospital Municipal (HM), para tratamento de pacientes com a Covid-19 que apresentarem dificuldades na respiração.
O equipamento possui uma interface para promover ao paciente o CPAP, sigla inglesa para Pressão Positiva Contínua nas vias aéreas. O capacete pode ser usado por um tempo maior, sem o risco de necrose na pele do rosto.
Foram doados 03 unidades pelo empresário, Ilárindo Inácio, através da Casa da Sogra, 08 da Cooperativa de Crédito Sicob, 02 pela Ordem de Ministros de Ji-Paraná e um equipamento foi doado por uma pessoa que não quis se identificar.
Segundo o diretor técnico do HM, médico Hendriw de Souza Ribeiro, os capacetes serão usados em pacientes com sintoma respiratório que tem queda de saturação, ou seja, a redução do oxigênio circulando no organismo. “Eles vão se beneficiar com essa terapia pulmonar, porque não será necessário, na maioria dos casos, evoluir para uma intubação”, explica.
O CPAPS é uma pequena caixa com um ventilador motorizado no interior. O equipamento aspira o ar do ambiente, pressuriza-o e entrega-o em um dispositivo específico para uso de acordo com a necessidade.
O Pastor Kenedy Arcanjo Bisi, Vice Presidente da Ordem de Ministros de Ji-paraná, falou da solidariedade da população, “ a ajuda está chegando de todos os seguimentos, temos que nos ajudar, é nossa obrigação enquanto igreja.”
Os interessados em realizar uma doação, podem procurar o Palácio Urupá, sede da prefeitura, ou entrar em contato pelo telefone da Semusa: 3416-4052, das 7h30 às 13h30.
O Secretário Municipal de Saúde, Ivo da Silva, agradeceu pela doação dos equipamentos e a todos os envolvidos na iniciativa. “Quero agradecer, em nome do Prefeito Isaú Fonseca, de nossa equipe e principalmente em nome de nossos pacientes, muito obrigado”, salientou.
Assessoria