Prefeitura doa área para Rondônia Rural Show
Um campo experimental permanente, em uma área bem localizada, de fácil acesso e com espaço amplo para trabalhar a mecanização agrícola e a utilização de novas técnicas, sendo possível demonstrar na prática o funcionamento e resultados da aplicação de tecnologia em vários tipos de lavouras, além de toda infraestrutura física necessária para receber visitantes do Brasil e de outros Países. Estes foram os objetivos traçados ontem, em Ji-Paraná, oportunidade em que uma área de 50 hectares foi doada ao Governo do Estado pela Prefeitura de Ji-Paraná para torna-se a sede permanente da Rondônia Rural Show.
A área fica localizada nas proximidades da BR-364, sentido Presidente Médici, e oferece condições para implantar projetos de desenvolvimento para piscicultura, ovinocultura, produção de leite, pecuária de corte, suinocultura, avicultura, florestas plantadas, recuperação de matas ciliares e também experiências com mecanização agrícola e cultivo de grãos. Toda cadeia produtiva do agronegócio terá um local apropriado dentro da nova sede.
O local foi oficialmente apresentado pelo prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e o vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) durante visita do Governador do Estado Confúcio Moura (PMDB), secretário de Estado da Agricultura Evando Padovani, presidente da EMATER Luiz Gomes Furtado, Diretor Geral do DER, Ezequiel Leiva, Deputado Airton Gurgacz (PDT), os vereadores Nilton Cezar Rios e Lorenil Gomes, além de técnicos da prefeitura e Governo do Estado.
“Teremos em Ji-Paraná, um local onde os produtores poderão conhecer, apreender e levar novas técnicas para dentro de suas propriedades. Iremos trabalhar em parceria com as universidades e com o Instituto Federal, com todo o suporte técnico da Emater e da Seagri. Com a sede da Rondônia Rural nesta área, teremos atividades durante todo o ano”, enfatizou Evandro Padovani, Secretário de Estado da Agricultura.
O Governador Confúcio Moura afirmou ter ficado entusiasmado com a área, especialmente porque poderá ampliar a funcionalidade da Rondônia Rural Show. “Com uma sede própria, a Feira Tecnológica terá mais autonomia para alçar seus objetivos maiores que é o de levar tecnologia para os produtores, mas também de oferecer novas oportunidades. “Teremos condições de realizar atividades os 12 meses do ano, com a realização de dias de campo, palestras e cursos práticos e ainda fornecer nossos campos experimentais para servir de laboratório de aulas práticas para as universidades e cursos técnicos que temos no Estado”, potencializou Confúcio Moura.
Já o prefeito ji-paranaense, Jesualdo Pires, lembrou que a feira Rondônia Rural é um dos principais condutores de desenvolvimento para o Estado. “Temos mais de cem mil pequenas propriedade rurais em Rondônia e a grande maioria carente de tecnologia. A Rondônia Rural a cada ano vem se consolidando e diminuindo esta lacuna da falta de tecnologia nas propriedades rurais, especialmente para a agricultura familiar. Por isso tenho convicção que a doação desta área trará desenvolvimento não apenas para Ji-Paraná, mas para todo Estado”, concluiu Jesualdo.
VipFesta: www.vipfesta.com