Prefeitura de Ji-Paraná presta contas em Audiência Pública
A Prefeitura de Ji-Paraná apresentou, na última sexta-feira (21), em audiência pública no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os relatórios referentes ao 2º Quadrimestre do Exercício de 2018.
A Controladoria Geral do Município (CGM), apresentou os números referentes à avaliação e o cumprimento de metas fiscais dos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano, à população e a Comissão de Orçamento e Finanças do Poder Legislativo, presidida pelo vereador Lorenil Gomes, como exige a lei de responsabilidade fiscal.
O controlador geral do município, Elias Caetano da Silva, explica que Ji-Paraná tem as contas equilibradas e tem alcançado as metas estabelecidas pela Constituição Federal e Legislação Fiscal do País.
“A Prefeitura está cumprindo todos os índices e, em especial nas áreas de educação e saúde, por exemplo, estamos investindo acima do estabelecido. As metas estão sendo alcançadas e até ultrapassadas com bastante ênfase. Tudo isso torna o município apto a receber os recursos financeiros do Governo Federal e Estadual”, salientou o controlador do município.
A Audiência Pública contou ainda com a prestação de contas dos trabalhos realizados pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos, Educação, Assistência Social e Saúde. Todos os dados estão disponíveis no Portal da Transparência no site da Prefeitura de Ji-Paraná.
Para a secretária municipal de educação, Leiva Custódio, o município tem avançado em relação aos investimentos. Na educação tem aumentado a qualidade de ensino e estrutura física das escolas municipais onde estudam mais de oito mil alunos. A prova disso é a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ji-Paraná tirou a maior nota entre todas as escolas de Rondônia.
“Os resultados demonstram que a Prefeitura está fazendo os investimentos de maneira correta. Nós podemos citar, por exemplo, os repasses que são feitos diretamente para a escola para que tenham autonomia em adquirir material pedagógico, alimentação saudável e adequada aos alunos, além dos investimentos em equipamentos e climatização das escolas. O município também tem honrado o pagamento dos professores e profissionais da educação. Nesta audiência pública, foi possível observar que são investimentos necessários para que o município tenha bons resultados a cada ano”, finalizou a secretária de educação.
Decom