Prefeitura de Ji-Paraná inicia instalação da usina de asfalto
A usina de asfalto quente CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) da Prefeitura de Ji-Paraná já está sendo instalada. No local foi colocada a subestação de energia e construídas as rampas de acesso e a base de concreto para sustentação da usina. Até o próximo mês a Secretaria Municipal de Obras deverá iniciar a fase de testes e capacitação de servidores que irão operar o maquinário.
O equipamento foi produzido pela empresa LDA Equipamentos Rodoviários e Agrícolas, com sede na cidade de Sumaré, em São Paulo, e está sendo montada no Distrito Industrial do km 7, que fica na saída para Ouro Preto do Oeste.
“Estamos finalizando a instalação, faltando apenas colocar o tanque combustão, com capacidade de 15 mil litros. A usina tem estrutura flex que permite funcionar com gás e com diesel”, disse Waldeci Gonçalves, Secretário de Obras.
A Usina foi adquirida com recursos próprios na ordem de R$ 800 mil e terá capacidade de produção de 400 toneladas de asfalto quente em 10 horas de trabalho. Conforme o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), ao entra em operação, o equipamento vai garantir economia e agilidade nas obras e serviços, que serão executados.
“A usina irá atender os projetos estratégicos de pavimentação, recapeamento e serviços de manutenção das ruas pavimentadas com a operação tapa buraco. Nossa cidade ainda tem muitas ruas sem pavimentação e também muitas ruas que precisam de recapeamento. Com o funcionamento desta usina começaremos resolver esses problemas”, disse Jesualdo.
Depois da etapa de instalação concluída a prefeitura fará uma capacitação com operadores da usina. Serão três dias de cursos para que os servidores aprendam os conceitos técnicos e a operacionalização da máquina.
O vice-prefeito Marcito Pinto ressaltou que pouquíssimos municípios brasileiros possuem maquinário próprio para usinar asfalto e que Ji-Paraná irá avançar muito com esta aquisição. Na visão do vice-prefeito, o problema a ser enfrentado é a falta de recursos.
“Com a usina funcionando, nosso município terá todas as condições necessárias para realizar um programa de pavimentação, pois já temos uma secretaria de obras muito bem estruturada com máquinas, caminhões e boas equipes de servidores. Estamos esbarrando apenas nas dificuldades financeiras. Hoje temos uma previsão de liberação de recursos do deputado Airton Gurgacz na ordem de R$ 1 milhão. Esse recurso será utilizado para aquisição de insumos e materiais agregados que são necessários para a produção do asfalto”, explicou Marcito.
O Senador Acir Gurgacz parabenizou a gestão administrativa da prefeitura pela aquisição e disse que a usina comprada é ideal para as necessidades da cidade, porque além de econômica, tem boa capacidade de produção e vai nos dar mais agilidade serviços.