Prefeitura abre ações comemorativas ao Dia Mundial da Água
Evento realizado ontem na Escola Família Agrícola (EFA-Ji-Paraná) marcou a abertura das comemorações ao dia mundial da água, cujo principal objetivo é conscientização da sociedade. A abertura contou com a presença de representantes da Caerd, Agerji, Associação Rural de Rondônia e de diretores e alunos da Escola Família Agrícola.
Até o próximo dia 22 várias atividades estarão sendo realizadas entre palestras nas escolas públicas, Pit Stop nas ruas e debates voltados a conscientização sobre o tema.
O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) ao abrir as atividades abordou sobre a crise hídrica em diversos lugares do mundo, ressaltando que a necessidade de consumo de água potável é cada vez maior. Marcito ressaltou ainda que a discussão sobre o tema é ainda mais relevante em nossa região, uma vez que o Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo.
“Cerca de 12% da água do mundo está no Brasil e deste total, cerca de 70% está na região norte. O Brasil é o país do mundo que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta. Nós temos no Brasil mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente. Por isso a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais. Daqui a 50 anos essas reservas hídricas do Brasil irão valer mais que ouro”, conscientizou Marcito
As comemorações ao dia mundial da água continuam durante a semana, na próxima segunda-feira (21), às 9 horas, no Instituto Federal de Rondônia, haverá um ciclo de palestras e debates com o tema contaminação de água sub-terreneas em áreas urbanas.
O tema será ministrado pelo Professor Doutor da Universidade Federal de Rondônia, Arivelton Cosme da Silva. Além das explanações sobre a contaminação, também serão apresentados informações quanto a repercussão desses fatores para a saúde da população.
As ações de conscientização em Ji-Paraná estão sendo realizadas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Companhia de Águas e esgoto de Rondônia (Caerd), Agencia Reguladora de Serviços Delegados (Agerji), Associação Rural de Rondônia e Instituto Federal de Rondonia (Ifro de Ji-Paraná).