GeralPrefeitura

Semagri e Senar iniciam cursos superiores técnicos de Zootecnia e Agronegócio

40 pessoas estão participando da formação no polo de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), iniciou no domingo (17), as aulas dos cursos superiores técnicos em Zootecnia e Agronegócio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao todo, 40 alunos estão participando da formação. 

As aulas estão sendo aplicadas na Semagri (1º distrito), com um ambiente preparado pela secretaria. As salas de aula contam com computadores e materiais para estudo, sendo Técnico em Zootecnia, 60% online e 40% presencial, e Técnico em Agronegócio, 80% online e 20% presencial. 

Durante a aula de inauguração, o aluno Gaspar Campanari, destacou que procurou a capacitação para entender melhor sobre o bem-estar animal e enxerga como uma grande oportunidade. “Eu vim em busca de mais conhecimentos para levar para a propriedade da minha família, entender melhor a parte da Zootecnia e aprimorar os cuidados com os animais que  temos”, afirmou. 

Cada especialização tem a duração de dois anos e os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Durante o processo seletivo, 366 pessoas se inscreveram no edital e passaram pela entrevista que tinha como prioridade, proporcionar o curso para filhos de produtores rurais.

“Estamos muito felizes com essa parceria e acreditamos que Ji-Paraná só ganha com esses profissionais que sairão daqui para o mercado de trabalho. A secretaria está sempre de portas abertas para impulsionar o agronegócio e gerar oportunidades para quem precisa”, destacou Epaminondas Macedo, secretário da Semagri. 

Durante a aula inaugural, o coordenador do curso, João Bento, afirmou o sucesso dessa união e de novos projetos que serão firmados para 2024. “Essas turmas já são um sucesso e nosso objetivo é que a partir do ano que vem a gente consiga montar mais turmas a cada semestre e trazer novos cursos para a população do município”, ressaltou.

Decom/Texto: Hiandra Trindade/Texto: Assessoria Semagri