CidadesJi-Paraná

Prefeitura realiza recuperação de estradas vicinais

Obras atendem cerca de 300 quilômetros no Setor Riachuelo

A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início aos trabalhos de recuperação das estradas do Setor Riachuelo. Os serviços de manutenção têm o objetivo de garantir trafegabilidade e segurança aos condutores.

As ações começaram, nesta semana, com uma das equipes da Semosp realizando o patrolamento, limpeza e encascalhamento da Linha 98. Os trabalhos começaram a partir da Linha 128 e se estenderão aos cerca de 40 quilômetros da via. Para os serviços, são usados equipamentos como duas patrol, dois caminhões-pipas, uma retroescavadeira e caminhões caçamba.

Conforme cronograma, serão recuperados, aproximadamente, 300 quilômetros de estradas rurais do Setor Riachuelo. As obras tiveram início pela Linha 98. Em seguida, será recuperada a 102, retornando para a 94, com os trabalhos seguindo até a Linha 74 e à Terra Indígena Igarapé Lourdes.

Em outra frente de trabalho, atendendo determinação do prefeito Joaquim Teixeira (PL), a equipe da Semosp do Distrito Nova Colina está realizando obras de construção e desentupimento de bueiros, assentamento de manilhas nas entradas de travessões e propriedades com problemas pelo escoamento das águas das chuvas.

Na Linha 86, entrada do travessão dos Prata, a equipe incluiu um bueiro com o uso de pneus, com boca de concreto. A obra é inovadora e de baixo custo. A via dá acesso às propriedades de sete famílias de produtores rurais.  

Ainda na Lh-86, travessão dos Felipe, a prefeitura construiu dois bueiros, alargou a estrada e ponto de manobras, para que o ônibus de transporte escolar pudesse atender às famílias de agricultores residentes no local. Algumas crianças, inclusive uma com necessidades especiais, tinham de andar cerca de 2 km até a estrada principal.

As ações de manutenção das estradas vicinais fazem parte de um cronograma contínuo da administração municipal. Diariamente, veículos leves e pesados trafegam pelas estradas rurais de Ji-Paraná, realizando diversas atividades, desde o transporte de estudantes até o escoamento da produção agrícola, turismo e outros fins.

Decom/Texto: Chico Limeira/Fotos: Talita Luana e Júnior Cajú