Baile celebra os 40 anos do 2º Batalhão da Polícia Militar – Batalhão Tiradentes

O 2º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia promoveu nesta quarta-feira (18) um baile comemorativo pelos seus 40 anos de fundação. O evento, realizado em Ji-Paraná, reuniu comandantes das companhias, militares da ativa e da reserva, representantes do Judiciário e membros da sociedade civil.
A celebração marcou não apenas o aniversário de quatro décadas de serviços prestados à segurança pública na região, mas também o fortalecimento dos laços entre a corporação e a comunidade. Durante o baile, foram realizados discursos de homenagem, destacando a trajetória do batalhão, conquistas institucionais e o papel fundamental dos policiais militares na proteção da população.
O comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Elias, agradeceu à equipe responsável pela organização da cerimônia. “Gratidão a todos pelo empenho e dedicação para proporcionar um evento lindo a todos”, afirmou. “Agradeço à minha equipe, que incansavelmente buscou o melhor para que o evento ocorresse”, completou o oficial.
Presente à solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Régis Braguin, também prestou homenagens e ressaltou a relevância estratégica do 2º BPM para o estado. “O 2º Batalhão tem papel essencial em Ji-Paraná, que é um dos grandes centros econômicos de Rondônia”, destacou. O coronel também compartilhou lembranças pessoais de sua trajetória na unidade. “Amadureci como profissional e ser humano nesta unidade”, disse, relembrando o período em que atuou no 2º BPM ainda como capitão. Em tom emocionado, contou que, quando era soldado, seu sonho era se tornar sargento, mas acabou seguindo o caminho da carreira de oficial, mudando os rumos da sua vida profissional.

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel BM Felipe Vital, também participou da cerimônia e agradeceu o convite para estar presente na celebração. Em sua fala, ele destacou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as ações da Polícia Militar na cidade. “É uma honra participar deste momento histórico. O governo tem se empenhado em promover melhorias e dar condições cada vez melhores para o trabalho da PM em Ji-Paraná, reconhecendo a importância dessa unidade para a segurança da população”, afirmou.
A presença de autoridades reforçou a relevância histórica e social do 2º BPM, que ao longo dos anos tem sido referência no combate à criminalidade e na promoção da ordem pública em Ji-Paraná e municípios vizinhos.
Um jantar foi servido aos convidados. O baile foi encerrado com confraternização entre os presentes, celebrando o legado construído nas últimas quatro décadas.

HISTÓRICO
A efetivação da Polícia Militar do Estado de Rondônia no município de Ji-Paraná ocorreu com a instalação de um Pelotão PM, em meados do ano de 1977, em um barracão alugado na Rua Marechal Rondon, sob o comando do então Sargento PM Paulo Marcelino de Castro.
O 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia foi criado por meio do Decreto-Lei nº 2.667, de 10 de maio de 1985, publicado no Diário Oficial do Estado nº 821, de 15 de maio de 1985, pelo então Governador do Estado, Coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira. Inicialmente, sob o comando do então Capitão PM João Marcos de Araújo Braga, instalou-se em um prédio provisório localizado na Rua Soldado da Borracha, nº 154/S2, Bairro Urupá.
O batalhão passou a exercer efetivamente as atividades de Polícia Militar na Rua Elias Cardoso Balau, no Bairro Jardim Aurélio Bernardi, com a designação de 2º Batalhão de Polícia Militar, em 14 de setembro de 1985, no prédio onde atualmente está instalado o Comando Regional de Policiamento II.
Após a construção de um novo pavilhão, em março de 1990, o 2º BPM transferiu-se definitivamente para suas atuais instalações.
No dia 3 de maio de 1994, o Comandante-Geral da PMRO, por meio da Portaria nº 021/SS/LEG/PM-1, concedeu ao 2º Batalhão a denominação de Batalhão Tiradentes.
Atualmente, o 2º BPM é comandado pelo tenente-coronel Elias, com um efetivo de mais de 400 Policiais Militares, distribuídos de forma escalonada em três Companhias, responsáveis pela execução do policiamento ostensivo em 13 localidades do Estado de Rondônia, sendo oito municípios e cinco distritos.
DCOMS/Arian Oliveira Pires








