Ji-Paraná recebe caminhões e implementos agrícolas
A Prefeitura de Ji-Paraná recebeu hoje (8), durante solenidade realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, três caminhões, um veículo utilitário e vários equipamentos agrícolas que serão destinados às associações rurais do município.
Também participaram da solenidade os produtores, membros das associações, que receberam os cinco tratoritos com carreta e tombador de terra, 15 roçadeiras, 10 máquinas para ordenha, um distribuidor de calcário e botijas de nitrogênio que serão usadas no programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro.
Segundo o Secretário Municipal da Agricultura, Adirço Pedro da Silva, os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Anselmo de Jesus (PT). O investimento é de quase R$ 230 mil, com contrapartida da Prefeitura de Ji-Paraná. “Esses implementos agrícolas ajudarão a fortalecer ainda mais a produção no campo”, disse o secretário.
A vereadora Cláudia de Jesus (PT), que fez o requerimento visando atender as associações beneficiadas, participou da solenidade de entrega e ressaltou outro importante investimento feito em Ji-Paraná, por meio da emenda parlamentar do ex-deputado Anselmo de Jesus. “Nosso município também recebeu um caminhão de distribuição de combustível, duas caçambas e um veículo utilitário que serão usados pela Secretaria Municipal de Obras (Semosp) e Semagri para atender a população de Ji-Paraná. O investimento passa de R$ 800 mil”, finalizou a vereadora.
O agricultor Jessé da Silva representou a Associação dos Produtores Rurais do Projeto Riachuelo, que recebeu roçadeiras. “Iremos usar para ajudar na produção do café, maracujá e do feijão. Não podemos usar veneno para controlar o mato que cresce no plantio, então a roçadeira é uma mão na roda”, salientou Jessé.
Para o ex-deputado Anselmo de Jesus, e atual presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), o investimento é uma alternativa importante para manter a economia do estado. “Nós sabemos o quanto é importante isso, afinal 85% das propriedades rurais de Rondônia é da agricultura familiar. Três anos depois de encerrar meu mandato de deputado federal, ainda tenho feito entregas de equipamentos e obras que beneficiam essa área tão importante. E em Ji-Paraná nós encontramos uma administração parceira que também quer contribuir para o crescimento da produção do campo”, ressaltou Anselmo de Jesus.
Fixar o produtor rural no campo é o grande desafio, disse o secretário de Desenvolvimento de Ji-Paraná, Ari Saraiva. “Para isso é preciso dar condições e subsídios. Por isso a Prefeitura e os vereadores sempre têm buscado recursos federais e a vereadora Claudia de Jesus tem sido uma grande batalhadora com diversas ações voltadas a melhoria da qualidade de vida dos nossos agricultores. Nenhuma prefeitura sobrevive sem parcerias e essa união trás inúmeros benefícios para a população”, enfatizou o secretário.