Geral

Inscrições para eleição dos Conselheiros Tutelares encerram dia 22

Encerra no dia 22 de maio as inscrições para o processo eleitoral que definirá os conselheiros tutelares de Ji-Paraná. As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, realizou uma reunião hoje (8), para definir informações importantes. De acordo com a Comissão Eleitoral, as inscrições são gratuitas e devem ser feita por meio de um requerimento, publicado no edital ou pode ser fornecido no local da inscrição, no CMDCA, que fica localizado na Avenida 22 de Novembro, nº 1045 bairro Casa Preta, próximo ao Hospital Municipal. O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7:30 horas às 13:30 horas.

Os conselheiros eleitos atuarão durante quatro anos no Primeiro e Segundo Distrito da cidade, a partir de janeiro de 2020. Até lá, receberão capacitação necessária para atuar como conselheiros tutelares.

De acordo com informações da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, Angelita Barboza, as regras, documentos necessários e orientações estão publicados no Edital nº 001/CMDCA/2019 no, no link:

http://transparencia.ji-parana.ro.gov.br/transparencia/aplicacoes/publicacao/download.php?id_doc=015155&extencao=PDF

“A candidatura é individual e não é permitida a composição de chapas ou vinculação a partido político. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa observar uma série de requisitos no edital como ter idade superior a 21 anos, possuir ensino médio completo, ter reconhecida idoneidade moral e não ter registro de antecedentes criminais”, explicou a presidente do CMDCA.

Segundo a comissão eleitoral, os candidatos devem ainda passar por avaliação psicológica e fazer prova de caráter eliminatório sobre língua portuguesa, informática e conhecimento específico sobre os direitos da criança e do adolescente. A prova está marcada para o dia 28 de julho e o resultado fica pronto dia 6 de agosto. O período oficial de campanha está marcado para os dias 1º de setembro a 05 de outubro, véspera da eleição.

“A campanha deve ser feita pelos próprios candidatos. Eles devem sensibilizar os eleitores para que compareçam aos locais de votação e vote. Mas o voto não é obrigatório. A participação da população é fundamental para que boas pessoas sejam eleitas para colaborar nas garantias dos direitos da criança e do adolescente”, finalizou um dos membros da comissão eleitoral, Marcos Gomes.

Decom