Iniciada construção de duas Escolas em Ji-Paraná
As empresas W.G.S. Construções e Norte Empreendimentos já iniciaram a construção de mais duas escolas para rede municipal de ensino de Ji-Paraná. As escolas depois de prontas atenderão alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 10 anos de idade.
A capacidade de atendimento é 432 alunos cada uma. O prazo para execução dos serviços é de 180 dias. Os investimentos chegam a ordem de R$ 2 milhões, recursos federais do FNDE, com contrapartida da prefeitura
Uma das escolas ficará no bairro Copas Verdes e atenderá a demanda de alunos dos Residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida Bosque dos Ipês I e Bosque Ipês II, suprindo uma reivindicação dos moradores daquele bairro desde o ano de 2012, quando houve a entrega da casas pela Caixa Econômica Federal. A empreiteira W.G.S Construções já realizou a limpeza e demarcação topográfica da área, já na próxima semana a empresa inicia os trabalhos de fundação da obra.
Já a outra escola está sendo construída no bairro Jardim dos Migrantes. A empresa Norte Empreendimentos está trabalhando no local há mais de dez dias. A escola do bairro Jardim dos Migrantes atenderá os alunos da Escola Jandinei Cella.
O projeto da Prefeitura Municipal, segundo adiantou o prefeito Jesualdo Pires (PSB), é transferir para atual sede da escola Jandinei Cella, o centro municipal de autismo que funciona em um prédio alugado.
Conforme Jesualdo, com a alteração de local, tanto a escola nova, como o futuro centro de autismo terão dependências mais amplas e poderão oferecer mais vagas à sociedade. “Hoje o centro de autismo atende aproximadamente 35 alunos, mas a demanda é muito grande. No momento oportuno, nós vamos adaptar o prédio da Jandnei Cella para receber nossos alunos autistas”, ressaltou Jesualdo.
O projeto de execução das escolas prevê área com playground, seis salas de aula, ala administrativa, setor pedagógico com salas de multimeios, biblioteca, banheiros adaptados, pátio, almoxarifado, cozinha, refeitório, despensa e sala de descanso.
O prefeito Jesualdo Pires ressaltou, que além dessas duas escolas, a Prefeitura ainda pretende construir outros cinco centros de educação municipal. “Temos em nosso planejamento a construção de outras cinco escolas. A intenção é que essas escolas sejam licitadas ainda este ano”, anunciou Jesualdo.