Geral

Homenagem ao Cacique Catarino Sebirop da Silva, do povo Ikolen Gavião

Familia do Cacique Catarino Gavião

Cacique Catarino Sebirop é homenageado por filhos e amigos no dia 10 de Outubro de 2021.

Cacique Catarino faleceu no dia 1° de Outubro de 2021, em decorrência da doença pulmonar obstrutiva crônica, agravado pela diabetes.

Era um líder conhecido nacionalmente e internacionalmente. Ele tinha muito Orgulho da sua cultura e compartilhava toda sua história sempre com muito prazer.

Sebirop se tornou Cacique muito novo, e desde então atuou como um verdadeiro líder. Obteve muitas conquistas para seu povo, como por exemplo a demarcação da terra indígena Igarapé Lourdes, onde habitam atualmente juntamente com o povo Arara.

Cacique Catarino vivenciou muitos fatos históricos, como o contato com os “brancos”, desenvolvimento de Ji-Paraná RO, entre outros. Certamente será lembrado como uma biblioteca, como cantor, artista, político e como um pai e amigo maravilhoso.

Viajou o mundo em busca de tocar a alma das pessoas com sua cultura, cultivando apoiadores para suas lutas “Resistência” corria em suas veias. Um exemplo a seguir pelas novas gerações do Povo Gavião, sua história é de se Orgulhar. Seus filhos nomearam a Biblioteca da “Assiza” localizada na Aldeia dos Gaviões em Homenagem ao Cacique.

Catarino faz parte da história do Povo Gavião e da história de Rondônia, ele se foi, mais sempre estará presente na nossa memória.

Confira as fotos e assista o vídeo.

VEJA AQUI TODAS AS FOTOS

⬆️🤳

Siga: instagram.com/vipfestaoficial