Empresarial

Governança Colaborativa é apresentado aos vereadores eleitos

A apreciação do projeto foi fundamental para esclarecer as dúvidas dos novos legisladores

O evento promovido na Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná – CDL e buscou apresentar aos vereadores eleitos e reeleitos a Governança Colaborativa de Ji-Paraná que está sendo criada no município com o engajamento da sociedade civil organizada. “Nossa primeira reunião foi em setembro e desde então esta é a quarta reunião de sensibilização que realizamos. O movimento é apartidário e temos o anseio de envolver toda a sociedade civil organizada para uma gestão colaborativa pensando no desenvolvimento da população para os próximos 10 anos”, destacou Luiz Bernardo, diretor da Governança Colaborativa.

O projeto havia sido apresentado em novembro, no período da eleição, aos candidatos a prefeito, e após as eleições os vereadores eleitos e reeleitos tiveram a oportunidade de conhecer e saber sobre a funcionalidade dele e a importância da governança para o desenvolvimento da cidade. De acordo com o Edson Aleotti, diretor da Governança Colaborativa, Ji-Paraná está vivendo um momento histórico com a criação da Governança. “Através dela, vamos montar câmaras setoriais de representação para que juntos possamos discutir as necessidades e apresentar ao poder público projetos que vão contribuir para o bem estar de todos e o pleno desenvolvimento do município”, frisou.

A principal proposta da Governança é o projeto Ji-Paraná 2030, que visa planejar o desenvolvimento socioeconômico do Município para próxima década e sua principal responsabilidade é não deixar que os projetos sejam interrompidos ao longo dos anos em decorrência da troca de gestão política. “A Governança não é fiscalizadora da gestão pública, não é para trabalhar contra Prefeitura, mas sim ao lado, juntas, independente de qual político ou partido esteja na gestão, frisou Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá e consultor do projeto.

A CDL de Ji-Paraná é parceira neste projeto, por entender que toda ação que beneficia a população estimula o progresso do município. “Toda ideia que vem para colaborar com o município apoiamos como entidade e morador. Maringá, que possui o conselho há 24 anos, é um exemplo de cidade planejada”, ressaltou André Moreira, presidente da CDL.
Dos 17 vereadores convidados, apenas seis compareceram sendo eles; Brunno Carvalho, Rosana Pereira, Edísio Barroso, Jucélia Dalapícola, Eder Biazati, Janethe de Almeida. Edísio Barroso, vereador eleito em Ji-Paraná, parabenizou o movimento dos empresários, e destacou a importância do projeto para garantir projetos que vão beneficiar a comunidade a longo prazo, garantindo que as próximas gestões deem continuidade. “É um projeto exemplo em Maringá e que está se expandindo em várias cidades do país. E o momento é esse, para se pensar no crescimento da cidade. Eu acho super interessante a proposta”, finalizou.

CDL Ji-Paraná