Festa Junina e as delícias da comida típica

O mês de junho é o mais aguardado pelos brasileiros amantes da Festa Junina. Essa festa típica brasileira surgiu há muitos anos atrás associada ao solstício de verão na Europa e às festividades cristãs do continente. Com o avançar da colonização no Brasil, essas crenças e festividades foram incorporadas à cultura local, o que deu origem ao que chamamos de Festa Junina.
A caracterização caipira e alimentos nativos deram uma nova cara à festividade, reinventando-a por completo. E todo ano nós a comemoramos do jeito que só o brasileiro sabe: pendurando bandeirinhas, pulando fogueira, dançando quadrilha e nos esbaldando em deliciosos doces e pratos típicos.

Aliás, é a comida que rouba a cena. Afinal, quem resiste aos pratos juninos? doces, salgados e bebidas. Infelizmente, com a pandemia de Covid-19, as Festas Juninas foram interrompidas. Mas, você ainda pode preparar essas delícias gastronômicas no conforto e segurança da sua casa, respeitando todas as medidas sanitárias e a tradição junina.

Se tem uma coisa que não pode ficar de fora da Festa Junina são os doces. Afinal, esperamos o ano todo para nos esbaldar neles. Existem inúmeros doces tradicionais que fazem dessa festividade ainda mais especial e deliciosa! Canjica, arroz doce, curau, queijadinha e outras delícias juninas.

A Festa Junina acaba coincidindo com a transição para a estação mais fria do ano: o inverno. Essa estação, que começa oficialmente no dia 21 de junho, deu as caras muito antes. E, com isso, veio também a necessidade de prepararmos receitas quentinhas para nos aquecer. Esse é o caso do quentão, a bebida quente marca registrada da Festa Junina. Além da receita tradicional feita com cachaça, frutas e especiarias, existem outras ainda mais deliciosas e especiais.

Assim como o quentão, o caldo verde também é uma das receitas tradicionais feitas especialmente para nos aquecer nos dias frios. Além de ser extremamente saboroso, o caldo verde é muito versátil, permitindo inúmeras receitas diferentes que vão te conquistar pelo estômago.

A Festa Junina também é conhecida pelas suas receitas salgadas, apesar dos doces roubarem a cena. Entre os pratos mais tradicionais estão a pamonha, o espetinho, pinhão cozido, pipoca, cuscuz. Essas receitas além de serem gostosas, são fáceis e práticas de fazer, facilitando ainda mais na hora de cozinhar para sobrar tempo e energia para você aproveitar a sua festa.
Terra
Fotos: Guia da Cozinha