Forte barulho no céu é ouvido em várias partes do mundo

Neste sábado (4), o dia amanheceu com o “Barulho no Céu” sendo um dos assuntos mais comentados do twitter. Era quase 3 da manhã, um barulho bem forte tipo turbina de avião, achei que era algum caminhão aqui perto, mas uma galera no Instagram está falando que esutou”, escreveu uma usuária do Twitter.
ai gente olhem esse barulho do ceu, sinistro pic.twitter.com/JocfS4tzsT— giovana (@hlesbg) 3 aprile 2020
Que porra dê barulho no céu é esse maluco pic.twitter.com/PmiBjy7wdV— lu is (@luiszzz_) 3 de abril de 2020
Muitos se impressionaram ao descobrir que não foram os únicos a ouvir o som e uma sensação de medo se espalhou, à medida que mais pessoas pareciam ter presenciado o fenômeno. “Primeiro as queimadas, segundo ameaça de guerra, terceiro uma pandemia, nem acabou o terceiro e já vindo esse negócio de barulho no céu, vai com calma roteirista, aqui é vida real, não dá pra regravar de novo não”, ironizou um usuário do Twitter.
O barulho chegou na Inglaterra também:
E na Inglaterra tambemmmmmmmm teve barulho no ceu pic.twitter.com/FA9bjQYMYi
Som estranho no céu em outro países
O forte barulho no céu também foi relatado em outros países, como nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, o que indica que aparentemente se trata de um fenômeno mundial. Apesar do medo de muitas pessoas e a divergência de opiniões sobre a sua causa, a ocorrência teria uma explicação científica.
Segundo a professora Bruna Ignaczuk, o som pode estar ligado à movimentação de gases na atmosfera. “O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, disse ela, segundo a BHAZ. Contudo, o forte barulho no céu só teria sido registrado no mundo apenas uma vez, na Rússia em 2012, segundo a docente.
Posição da NASA
O barulho estranho no céu já foi relatado em anos anteriores. Em 2015, o site Sott registrou a mesma ocorrencia nos EUA, Canadá, Austrália, Rússia, Alemanha e outros países. “Consegui gravar três vídeos mostrando quase cinco minutos desses sons estranhos. Depois que acabou e me sentei no computador para enviar o vídeo. Depois de verificar meu Facebook, notei que muitos moradores ouviram os mesmos sons novamente”, disse um internauta na ocasião.
Na época, a Agência Espacial Norte Americana (NASA) comentou o fenômeno, dizendo que o barulho estranho no céu ocorre naturalmente. “Poderíamos realmente ouvir um som típico de uma sinfonia como uma tempestade estranha vinda do nosso planeta, e não de uma nave espacial alienígena”, disse o seu porta-voz, conforme citado pela mídia local.
Segundo a NASA o som estranho parte, na verdade, parte da própria Terra, e seria natural, mas devido à capacidade auditiva restrita do ser humano não é possível ouvi-los regularmente, salvo quando são emitidos em alvo volume.
O som do barulho desconhecido no céu. #barulhonoceu pic.twitter.com/QZahSb67cC
— Astronomia (@Astronomiaum) April 4, 2020
.
