Encontro para Microempreendedoras em Ji-Paraná

O Encontro para Microempreendedoras aconteceu, na quinta-feira (19), no auditório do Sebrae (1º distrito), realizado pelo Sicoob Centro. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae), foi convidada para divulgar o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios de Rondônia (PROAMPE).
O evento foi realizado com o intuito de impulsionar o PROAMPE às participantes do Empreende Mulher, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e formalizar as participantes que ainda são informais. Mais de 100 mulheres participaram do encontro.
“Estamos promovendo o evento com o objetivo de estreitar o relacionamento com as microempreendedoras e destacar que a cooperativa pode ser parceira de cada mulher e do desenvolvimento dos negócios’’, afirmou Robert Goulart, gerente de crédito especial Sicoob Centro.
No estado, são mais de 20 cidades que têm o programa. Ji-Paraná foi contemplado em 2022. O crédito orientado já transformou a vida de diversas empreendedoras no município e a Semdae tem a missão de dar suporte para quem precisa.
“A gente está aqui para ajudar a fomentar o empreendimento delas, oferecer o crédito com a menor linha do mercado, sendo 0,5% ao mês + taxa Selic (ano) = 1,6% [valor percentual da parcela]. A ideia é ajudar essas mulheres com crédito para que elas consigam gerir o empreendimento”, ressaltou Eliana Pereira, agente de Crédito.
A Feira Empreende Mulher ocorre três vezes ao ano, nos meses de março (Conscientização e Valorização da Mulher), agosto (Conscientização pelo Fim da Violência contra Mulher) e dezembro (Comemoração Nacional do mês da Família). Em 2022, foram fomentados mais de R$ 100 mil em vendas nas três edições.
“É um momento de aprendizado em que elas podem interagir, entender que precisam conhecer o produto que vendem e trocar experiências com empreendedoras de sucesso da nossa região. A palestra também promove a valorização da autoestima e orienta essas mulheres a direcionar os propósitos do empreendedorismo feminino”, ressaltou a coordenadora do Empreende Mulher, Sônia Martins.
O evento foi um sucesso. Nele, muitas dúvidas foram esclarecidas e empreendedoras que atuavam na informalidade se formalizaram. Um novo encontro está sendo agendado pelo Sicoob Centro para ajudar mais as microempreendedoras de Ji-Paraná.
Decom
—