GeralJi-Paraná

CRAS Morar Melhor realiza palestra: Viver é a Melhor Alternativa

Na última quarta-feira (29/09),  aconteceu no CRAS Morar Melhor, bairro Colina Park em Ji-Paraná a palestra: Viver é a melhor alternativa. A palestra faz parte de um ciclo de ações desenvolvidas pela SEMAS de Ji-Paraná/RO em combate ao Suicídio, campanha do Setembro Amarelo de 2021.

Na ocasião, a palestra foi proferida pelo Neurocirurgião Dr Jorge Trubian, que compartilhou sua luta pela vida,  após a experiência de complicações do COVID. Ele destacou a importância das pessoas ouvirem mais o seu próximo como forma de acolhimento e enfrentamento as crises de ansiedade, depressão e consequentemente tentativa de suicídio.
Segundo o profissional, o índice de mortalidade mundial por depressão e suicídio é alarmante.

A depressão é um transtorno comum em todo o mundo: estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica à condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida.

Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio,  já que a pessoa busca acabar com o sofrimento e angústia causado pela depressão. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

De acordo com o Dr Jorge Trubian, buscar ajuda de profissionais, amigos e principalmente de Deus é a fonte de encontrar forças para continuar a vida, já que a vida é um presente do Senhor. Reforçou que “ouvir uma pessoa que está ao ponto de cometer suicídio, pode ser fundamental para convencê-la que viver é sempre a melhor alternativa”.

De acordo com a Coordenadora do CRAS/Morar Bem Silvia Michella Negrão Barbosa, “a palestra representa  uma forma de  conscientizar a população acerca da prevenção do suicídio, já que a viver é sempre a melhor alternativa”.

Estiveram presentes aproximadamente 45 pessoas, desde crianças até idosos, inclusive o Sr Lázaro Leme Negrão (75 anos) que se emocionou ao falar da esposa que perdeu recentemente em virtude de complicação pelo COVID, mostrando a todos a  foto dela que carrega em sua na carteira.

Um comentário sobre “CRAS Morar Melhor realiza palestra: Viver é a Melhor Alternativa

  • Parabéns Júnior!
    Excelente noticia

Fechado para comentários.