Correios iniciam distribuição dos carnês de IPTU em Ji-Paraná
Já estão sendo distribuídos pela Empresa Brasileira de Correios, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo a direção dos Correios em Ji-Paraná, a previsão é que todos os carnês sejam entregues até o dia 28 de abril.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), emitiu 55 mil talões para este ano. Caso tenha algum endereço desatualizado e a pessoa não receber a correspondência até o dia do vencimento, marcado para 10 de maio, o contribuinte deverá procurar a Gerência de Arrecadação na Subprefeitura, localizada na Avenida Brasil, esquina com T-18, bairro Nova Brasília, segundo distrito da cidade.
Outra opção oferecida ao contribuinte é gerar e imprimir o boleto pelo site da Prefeitura: www.ji-parana.ro.gov.br, no link IPTU online.
São quase R$ 14 milhões lançados, com a estimativa de arrecadar até 50% do valor previsto. O imposto poderá ser parcelado em até oito vezes, com parcela mínima de R$ 65 ou quitado a vista com desconto de dez por cento. O vencimento do IPTU está programado para 10 de maio de 2017.
Pessoas com deficiência, viúvas e idosos com mais de 65 anos de idade são isentas do pagamento do imposto. Quem ainda não está isento deve fazer o pedido junto a Gerência de Arrecadação do município. O benefício só pode ser concedido se a pessoa tiver renda de até três salários mínimos e morar no imóvel tributado.
Segundo o secretário municipal de Fazenda, Luiz Fernandes Ribas Motta, a população deve manter o pagamento do imposto em dia, pois é uma das principais fontes para que a cidade obtenha melhorias. “Hoje, devido a grande inadimplência, na cidade mais de 60% das pessoas deixam de pagar IPTU. Essa parcela da população desconhece a importância do IPTU para cidade. Temos em Ji-Paraná diversas obras em andamento, cuja a contrapartida dos recursos do município são provenientes do IPTU. Somente na educação são dez escolas em construção; na saúde são mais sete obras importantes”, destacou o secretário.
Outra informação prestada pelo Secretário de Fazenda é quanto a inscrição em dívida ativa. Quem não pagar o IPTU até o prazo definido pela prefeitura terá o nome inscrito no cadastro do Serasa e SPC e posteriormente inscrito em dívida ativa.