CidadesJi-Paraná

13ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne entidades assistenciais

Evento ocorre nesta quinta (22) e sexta-feira (23) na Câmara Municipal de Ji-Paraná

Com a presença de mais de 250 pessoas, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social iniciou, nesta quinta-feira (22). O evento organizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), reuniu representantes de entidades socioassistenciais e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. 

Representando o Prefeito Isaú Fonseca, o secretário de Administração (Semad), Jonatas França, frisou a importância de se debater temas e avaliar os serviços oferecidos, que vão definir os novos rumos das políticas públicas nos próximos anos. 

Ele ressaltou que a Assistência Social tem sido o diferencial na atual gestão e que a pasta continuará avançando pela equipe maravilhosa que tem com o olhar sensível para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

“Estamos aqui para ouvir e discutir propostas que serão levadas para debater dentro de uma temática que visam melhorias nos serviços oferecidos aos beneficiários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). É um momento de comemorarmos o que já conseguimos dentro das ações da Semasf, e também de construir novas propostas para qualificar os serviços disponibilizados”, destacou a secretária da pasta, Mirian Madalon. 

Com o tema “A Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, as conferências municipais seguem até o dia 15 de julho. A etapa estadual será de 16 agosto a 16 de outubro deste ano, seguindo para a nacional de 5 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília (DF). Os eixos para a conferência são controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos; e benefício e transparência de renda. 

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Prince Emanoelle, o órgão trabalha com a participação e controle social, que visa qualidade de serviços e a sugestão de  melhorias para os trabalhadores dos Suas e beneficiários. Na abertura, houve apresentação do maestro Wendeon França, e de dança junina dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

A 13ª Conferência Municipal segue até sexta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), das 7h30 às 13h30. Estiveram presentes ao evento a promotora do Tribunal de Justiça (TJRO) Conceição Forte Baena, a defensora pública (DPE-RO), Rafaela Rodrigues, o juiz da 2ª vara da Infância e Juventude, Leonardo Leite, e os vereadores Janethe Almeida (Patriota),  Lorenil Gomes (PSDB), Joziel Carlos de Brito (MDB) e Ida Fernandes (União Brasil).  

Decom/Texto: Gabriela Suematsu/Fotos: Maria Elis