Cineclube Jipa – Programação de Janeiro
Olá, amigos. A batalha continua nas nossas sessões no auditório da Biblioteca Municipal de Ji-Parana. Star Wars episódio cinco será exibido nesta quinta-feira, em sequência dos lançamentos da heptalogia nos cinemas. No dia 21 de janeiro a sessão é com o filme Os Cabeça-de-Vento em tributo ao “deus do rock” Lemmy, da banda Motorhead.
Informação:
–O Império Contra-Ataca (1980)
-Quinta feira, dia 7, 19h
–Os Cabeça-de-Vento (1994)
-Quinta feira, dia 21, 19h
–No auditório da Biblioteca Municipal de Ji-Paraná
–Bilhete: R$ 0,00 zero reais
-Classificação dos filmes: Livre
<Dia 07/01>
O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back) – 1980
Era uma vez uma princesa e um piloto forasteiro refugiados numa galáxia muito, muito distante. Encurralados pelas tropas do Império num planeta frio e nevoento encontram aconchego um nos braços do outro. Depois de discutirem a relação, é claro. Aqui se inicia o namoro dos genitores de Kylo Rain, fruto do amor entre Han Solo e a Princesa Léia. Ah, e é também aonde Luke Skywalker é apresentado ao Mestre Yoda e a todo o lado escuro de sua família.
São tempos difíceis para os Rebeldes. A base de abrigo é invadida pelas tropas do Império e força todo mundo retirar em debandada pelo espaço para não morrer. Luke e R2D2 se separam dos outros durante a fuga e viajam para o planeta Dagobah que ninguém tinha mais lembrança. Darth Vader desconfiado investe todo orçamento da união na captura dos foragidos, principalmente por temer quem Luke possa encontrar e se graduar no lado “errado” da Força.
O Império Contra-Ataca é o primeiro filme, na ordem de lançamento, que toca “The Imperial March”, tema dos desfiles de Darth Vader em campanha. Composta pelo famoso John Williams e gravada pela Orquestra Sinfônica de Londres. O filme recebeu um prêmio da Academy Awards Oscar 1981 pelos sons de tiroteio e destruição que a gente consegue ouvir no vácuo sideral. Mesmo que todo mundo teima em afirmar que o som não se propagar no vácuo George Lucas consegue fazer isso até hoje.
Duração: 120 minutos
Direção: George Lucas
<Dia 21/01>
Os Cabeça-de-Vento (Airheads) – 1994
Numa época sem Youtube ou compartilhamento de arquivos MP3 as emissoras de rádio ainda são a grande vitrine das bandas no país. No apogeu das fitas K7 três ingênuos roqueiros investem tudo em um sonho desencorajado pela sociedade. Passam pelo limite ideológico de tocar sua musica para as pessoas ocupando o único reduto capitalista que a anarquia ainda confia. Sequestram o radialista mais punk da cidade com o objetivo de fazê-lo dar o play no single da maior banda de todos os tempos da última semana.
Brendan Fraser (O Retorno da Múmia), Steve Buscemi (Com Air – A Rota da Fuga), Adam Sandler (Como se Fosse a Primeira Vez) ocupam uma estação de rádio e persuadem os locutores a tocar sua fita demo no ar. Massacrados pela indústria e moídos pelos empresários encontram na rebeldia a solução de uma dificuldade vivida por muitos garotos na época da musica analógica. Nada como a fama do noticiário policial para alavancar a carreira de uma banda inexistente para além dos vizinhos de sua garagem.
Este filme no Brasil teve mais audiência pela televisão do que pelas salas de cinema. Chamou a atenção pelos atores em ascensão da carreira e que viriam a figurar obras com grandes bilheterias. E destaque para Joe Mantegna, parceiro de Al Pacino em O Poderoso Chefão III e sucesso em séries de TV.
Duração: 90 minutos
Direção: Rich Wilkes (Triplo X, 2002)
Sobre o Cineclube Jipa
Nossa sala de filmes é o ponto de encontro dos colegas com afinidade em cinema, opinião e debate. São sessões de filmes seguidas por uma discussão sobre o que assistimos. Conversa-se sobre a produção após filme, oportunidade que nem sempre é presente nas salas comerciais.
A proposta surgiu com a abertura do auditório da Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar Ribeiro para mais essa atividade cultural. Após uma reforma recente este espaço público voltou a receber as pessoas com a mesma dedicação só que agora com mais conforto. “Testemunhar esse retorno da biblioteca é muito bom. Principalmente nesses tempos de falta de cultural e educação é fundamental reabrir as bibliotecas e sessões de cinema”, complementa o diretor de programação Wellybh Machado.
As sessões são na quinta-feira pontualmente sete da noite (19h). A entrada é livre e sem pagamento para participar. No auditório da Biblioteca Municipal.
Participe!
+ em facebook.com/cineclubejipa