CIMCERO finaliza curso de capacitação para recuperação de solos, minas e nascentes
Foi encerrado o primeiro Curso de Recuperação de Solos, Minas e Nascentes, idealizado pelo consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), através do Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas. O curso teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Espigão D’Oeste, da SEDAM e da Cooperativa de Crédito CREDISIS Oeste.
A capacitação, realizada na última semana, é uma iniciativa que visa restaurar o equilíbrio ambiental da região que agrega vários municípios.
O principal objetivo é capacitar técnicos e operadores de máquinas dos municípios, interessados em práticas de recuperação ambiental. A formação abrange técnicas avançadas de recuperação de solos degradados, reabilitação de minas abandonadas e proteção e restauração de nascentes. O projeto enfatiza a importância da biodiversidade e da sustentabilidade, promovendo a conscientização sobre a necessidade de práticas agrícolas e industriais mais responsáveis.
Foram 30 participantes de 10 municípios que participaram de 20 horas de formação prática, com orientação do Instrutor Jorge Murer, especialista em Educação Superior e Gestão Ambiental. Para Murer “este é um momento importante para o estado. Que os participantes saiam daqui com o objetivo de multiplicar conhecimento em suas cidades, buscando fazer o bem para o meio ambiente e para humanidade”.
O curso foi coordenado pela Diretoria de Parceria e pela Coordenação Ambiental do CIMCERO. Segundo Walmir Étori, diretor de Parceria do CIMCERO, todos do CONSÓRCIO são responsáveis pela realização deste evento. “Com o apoio da equipe interna, conseguimos fazer acontecer de forma externa. Este evento é só uma semente de todo o trabalho que vem pela frente”, explicou Walmir.
Para a Secretária Executiva do CIMCERO, Maria Aparecida de Oliveira, “este é o Papel do CIMCERO. De promover eventos que venham auxiliar os municípios consorciados e participantes do Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas a desenvolverem suas ações pelo bem do meio ambiente e ajudando a cuidar da Amazônia”.+ de 150 clínicas credenciadas em todo o Estado.
CIMCERO