CiclismoEsporte

Vara de Delitos de Trânsito-JIP e Detran RO promoveram o X Passeio Ciclístico alusivo ao Maio Amarelo

No último domingo (26), foi realizado em Ji -Paraná o ” X Passeio Ciclístico da Vara de Delitos de Trânsito”, em virtude do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização da sociedade sobre os riscos do/no trânsito e combate aos acidentes. O Brasil aderiu à campanha em 2022, devido à campanha lançada cidade de Genebra na Suíça em 2021:Década de ação pela segurança no trânsito 2021-2030 e tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Equipe do gabinete da 3ª Vara

O Passeio Ciclístico faz parte de uma das ações de prevenção de acidentes no trânsito, organizado pelo magistrado Dr. Oscar Francisco Alves Júnior, Vara de Delitos de Trânsito da Comarca de Ji-Paraná e tem como objetivo sensibilizar a população acerca do trânsito seguro respeitando a todos que fazem parte deste processo, diminuindo, consequentemente, o número de sinistros no trânsito.

Nesta edição o Passeio Ciclístico, contou com a parceria do Detran, @detranro, Curso de Direito da Estácio Unijipa @direitoestaciounijipa, Autarquia Municipal de Trânsito; Delegado de Polícia Civil Dr. Júlio Rios; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros​; Parque Trianon​; grupo de ciclismo e Divas do Pedal na organização do evento.

A ação em 2024 reuniu aproximadamente 100 ciclistas. Familiares e amigos dos ciclistas também acompanharam o passeio com carros e ao final do percurso participaram de atividades lúdicas promovidas pelo Detran: a) jogos de memória sobre o trânsito; b)uso de óculos simulador de embriaguez; c)Monte o semáforo com argolas; d) Perguntas e respostas; e desafio de velocidade com bike na categoria adulto e infantil.

“O evento neste ano marca sua 10a edição e tem como objetivo sensibilizar a população acerca da responsabilidade no trânsito que é de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas, que são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes. É por meio de ações como esta que podemos conscientizar a sociedade a buscar uma cultura de valorização da vida e promoção de paz e segurança no trânsito”, afirmou Dr Oscar Francisco Alves Júnior.

Fonte: Assessoria