EmpresarialJi-Paraná

CDL e ACIJIP se posicionam referente ao decreto de fechamento do comércio em Ji-Paraná

CDL e ACIJIP se posicionam referente ao decreto de fechamento do comércio e discordam da decisão adotada pelo executivo municipal.

ARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE JI-PARANÁ – CDL e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JI-PARANÁ – ACIJIP expressam a sua discordância com o decreto nº 14.860 de 11 de março de 2021 que proíbe o funcionamento do comércio das 21 horas de sexta-feira até 06h da manhã de segunda-feira. 
  O presente decreto foi sancionado pelo executivo municipal, cuja validade será até o dia 31 deste mês e acarretará enormes prejuízos para a economia local.  
  Gostaríamos que tivéssemos sido consultados sobre a decisão, como havíamos tratado em reuniões anteriores, para que pudéssemos orientar nossos associados sobre o cumprimento do decreto e para que se organizassem para honrar com as obrigações que inclui fornecedores e principalmente os funcionários, os quais dependem unicamente deste salário para sustentar suas famílias.  
  Desde que a atual administração começou tanto a CDL quanto a ACIJIP tem se reunido para dialogar em vários aspectos com o executivo, sendo solícita com as demandas apresentadas, colaborando com orientação aos associados e ajudando financeiramente na compra de medicamentos e equipamentos, como aconteceu com os CPAPS que está ajudando a salvar vidas.  
  A CDL e ACIJIP sempre que convidados para reuniões de emergência com o prefeito e secretários atendemos prontamente e participamos nas decisões em momento crucial.   Ficamos surpresos e inconformados com este decreto de fechamento do comércio e diferente de outras decisões que impactam na economia, NÃO FOMOS CONVIDADOS a sentar à mesa para tomar as melhores decisões no enfrentamento ao COVID, oportunizando o comércio de funcionar de forma responsável, como já estávamos fazendo cumprindo rigorosamente com as medidas e precauções sanitárias.  
  Nos solidarizamos com as famílias que perderam entes queridos em razão desta doença e compreendemos a dificuldade que a gestão municipal encontra ao controlar a pandemia do novo coronavírus e mais uma vez reforçamos ao prefeito e secretários que a CDL e Acijip vão caminhar juntos nesse enfrentamento.  
  A indignação se respalda no simples fato de não existir nenhuma evidência técnica, nenhum estudo, que consolide a tese de que o comércio aberto propicia aglomerações e a propagação do vírus mesmo com todas as medidas de prevenção sendo seguidas.   Entendemos que outras medidas deveriam ser adotadas e que a CDL e a ACIJIP defendem desde o início da pandemia que haja o atendimento precoce e tratamento profilático para o controle da doença, sendo o anseio de toda a classe empresarial.  
  Desta maneira, é sabido que se não acertarmos em ações eficazes, restrições e fechamentos sequenciais do comércio, contribuirá para amplificar a crise econômica, uma vez que nosso entendimento é de que o foco da transmissão do vírus NÃO ESTÁ NO COMÉRCIO E RESTAURANTES e sim em aglomerações de festas clandestinas e reuniões familiares.  
  A CDL e a ACIJIP se colocam à disposição para contribuir da melhor forma possível no combate ao vírus em todas as ações que possam colaborar para a redução da transmissão e amenizar o sofrimento da população de Ji-Paraná.  

CDL/Ji-Paraná