Geral

Campanha combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Em apenas quatro meses, de janeiro a abril deste ano, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI) registrou 53 casos de abusos a crianças e adolescentes na cidade de Ji-Paraná. O número, apesar de alarmante, não reflete a realidade.

A grande maioria dos casos não são denunciados e, portanto, não chegam ao conhecimento das autoridades e não fazem parte da estatística. Ou seja, a realidade é ainda mais perniciosa do que se apresenta aos olhos da sociedade.

Se for levado em consideração que o abuso ocorre numa grande escala dentro da própria família, a prática é ainda mais preocupante e danosa à sociedade, já que muitas vezes a criança ou o adolescente abusado acaba permanecendo em silêncio e, como consequência, não terá o acompanhamento necessário para este tipo de trauma, o que acarretará em uma série de problemas na saúde física e mental, deixando marcas em seu desenvolvimento que podem persistir por toda vida.

Com a intenção de mudar este triste quadro social, foi lançada hoje, durante coletiva de imprensa, a Campanha Faça Bonito, visando convocar as escolas, instituições públicas, igrejas, universidades e imprensa para assumirem o compromisso no enfrentamento e combate a violência sexual de crianças e adolescentes.

O principal objetivo é fazer com que as famílias consigam evitar ou identificar o problema, massificando informações que podem contribuir para lidar com este tipo de crime. Como por exemplo, a observância comportamental dos filhos dentro de casa.

As crianças e adolescentes que sofrem o abuso sexual apresentam características em seu comportamento, podendo se tornar  violentos ou muito submissos, ter um amadurecimento sexual precoce, demonstrar certo repúdio quanto a cenas de sexo e carícias, entre outras características.
A campanha é realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e conta com a parceria do Juizado da Infância e juventude, Delegacia da Mulher e Família, Ministério Público, 2º Vara Criminal, 2º Batalhão de Polícia, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ulbra, Ifro, Câmara de Vereadores, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Além da conscientização, a campanha visa a divulgação do Disk 100,  a linha de denuncia especializada para estes casos.

Para o vice-prefeito Marcito Pinto, é fundamental que haja o engajamento da sociedade. “É um problema sério que requer a união de forças. Não há outro modo de avançarmos nesta questão, senão com a conscientização e apoio de todos”, reforçou.

A coordenadora da Campanha, Glécia Ranne Alves, explicou que a violência sexual praticada contra a criança e  adolescente ocorrem por vários fatores de risco e vulnerabilidade e estão inseridos em diversos contextos como relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. “Identificar este tipo de violência e tratar de forma adequada é importante para evitar traumas e problemas psicológicos da vida adulta”, lembrou Glécia.

A Juíza da Infância e Adolescência, Ana Valéria, ressaltou a importância de os pais conversarem com seus filhos, que a família exerça seu papel. “Por isso é fundamental que as informações de como agir e de como evitar esses casos chegam de forma clara ao seio da sociedade que é a família. Temos que estimular a denuncia e temos que estimular que os pais estejam sempre próximos de filhos”, ressaltou.

A mobilização será realizada durante este mês de maio com várias atividades como palestras nas unidades educacionais, debates, reuniões, oficinas, entrevistas, panfletagem e pit stop nas ruas da cidade.

Amanhã, terça-feira (17), a coordenação da campanha fará uma apresentação durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. Na quarta e quinta serão realizadas palestras na Ulbra, Ifro e Unimed. Na sexta-feira haverá um Pit Stop a partir das 8 horas da manhã, na Avenida Marechal Rondon com rua dos mineiros, próximo ao Supermercado Irmão Gonçalves.