Geral

Calcário é distribuído para produtores rurais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da secretaria municipal de agricultura (Semagri), iniciou nesta semana a distribuição de mil toneladas de calcário aos produtores rurais do município. Os produtores cadastrados devem procurar a secretaria de agricultura. Cada propriedade rural cadastrada receberá 2,5 toneladas de calcário.

A distribuição é uma ação do Programa Mais Calcário que é realizado em parceria com o Governo do Estado e visa a correção do solo e, com isso, ampliar a produção agrícola, seja de grãos, leguminosas, frutas e também a melhoria das pastagens para o gado de corte e leite.

A parceria firmada entre Prefeitura e Governo do Estado prevê que o minério seja retirado na cidade de Pimenta Bueno pela Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), que é coordenada pelo Governo do Estado. Uma vez realizada a mineração na Usina, a Prefeitura transporta o Calcário até o município.

Todo o processo é gratuito e tem como principal objetivo atender o pequeno produtor, especialmente os que se enquadram nos parâmetros da agricultura familiar, como o caso do agricultor Márcio Santos que já retirou sua a carga de calcário no final da tarde de ontem.

Ele possui uma pequena propriedade no setor chacareiro de Ji-Paraná, nas proximidades do aeroporto, e ficou satisfeito com o beneficio. “O mais difícil era o frete. Agora com o calcário sendo trazido até a cidade ficou mais fácil. Estou pretendo, ainda nesta semana, começar a esparramar o calcário na minha propriedade”, afirmou Márcio.

Para Claudia de Jesus, secretária municipal de agricultura, o Mais Calcário tem contribuído muito com a agricultura familiar em todo o Estado. “Esse incentivo é muito importante para a agricultura, porque irá contribuir para melhoria da qualidade do solo dos agricultores familiares do município e consequentemente na obtenção de maior produtividade em suas terras”, ressaltou Claudia de Jesus.

O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), ressaltou o trabalho desenvolvido pela prefeitura e lembrou que além do programa do Governo do Estado, Ji-Paraná também possui um programa municipal de distribuição de calcário que conta com um caminhão Bitren e um caminhão caçamba que são utilizados para transporte do mineral.

“Os produtores ji-paranaenses contam dois programas importantes voltados a correção do solo, através do calcário, ambos voltados para melhoria do poder de produção e ampliação da renda das famílias de pequenos agricultores”, frisou Marcito.