CidadesJi-ParanáJicredSicoob CentroUtilidade Pública

Dia de Cooperar promove coleta de recicláveis e educação ambiental em Ji-Paraná e Ariquemes

Uma grande mobilização, o Dia de Cooperar (Dia C), foi realizada simultaneamente em Ji-Paraná e Ariquemes neste sábado (30), com foco na coleta de recicláveis e na educação ambiental. A ação foi organizada pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) em parceria com a Sicoob Centro, JiCred, Fundação Jicred e Colônia dos Pescadores.

Assista aqui o vídeo no Instagram

O Dia C é uma mobilização nacional que conecta cooperativas, voluntários e comunidades em prol de iniciativas que transformam realidades. Em Rondônia, a ação reuniu dezenas de voluntários de diferentes segmentos, levando conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a importância da reciclagem.

Durante a atividade, os voluntários coletaram materiais recicláveis descartados nas ruas e distribuíram cartilhas educativas à população, reforçando informações sobre os impactos do lixo jogado incorretamente no meio ambiente. Entre os resíduos recolhidos estavam garrafas de vidro, embalagens de papel, latinhas, sacolas plásticas, canudos, garrafas PET e embalagens de salgadinhos e refrigerantes; exemplos que evidenciam a necessidade de maior compreensão da sociedade sobre o destino adequado desses materiais.

O material coletado foi encaminhado às centrais da Coocamarji em Ji-Paraná e Ariquemes, onde passou por separação, enfardamento e destinação para reciclagem, garantindo o retorno à cadeia produtiva e fortalecendo a economia circular. Para os participantes, o sentimento foi de dever cumprido, com cada um contribuindo para um futuro mais sustentável.

De acordo com o presidente da Coocamarji, Celso Luiz, os objetivos da ação foram plenamente alcançados: “Os voluntários aprenderam, por exemplo, que o plástico é um material bastante versátil e que, quando descartado corretamente, pode ser transformado em diversos produtos, o que viabiliza ainda mais seu reaproveitamento e reciclagem”, destacou.

Texto: Natalino FS
Fotos: Coocamarji