GeralPrefeitura

Semed realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária

O encontro foi para dialogar e apresentar propostas para o PNE de 2024 – 2034

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando estudos e debates do documento de referência que será base para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE). São sete eixos com temas diferenciados. A etapa municipal está acontecendo no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). 

Com o tema sobre “Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, os profissionais devem cumprir metas e estratégias estabelecidas em lei. Ainda há duas etapas para a conclusão do plano, estadual e nacional. 

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (19), com a presença de diversas autoridades. Segundo o secretário da Semed, Marcos Pereira, o encontro é o início de um diálogo importante para projetar melhor a educação dos próximos anos. Ele destacou ainda que é importante ter representantes de vários segmentos, como professores, profissionais da Educação, pais e alunos. 

Os eixos retratam as ações integradas e intersetoriais, garantia de direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, direitos humanos, inclusão e diversidade, gestão democrática, valorização de profissionais da educação, financiamento público com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação. Além de justiça social e proteção da biodiversidade.

O documento do CONAE tem como destaque, o próximo PNE que deverá ser um plano garantidor de direitos, com metas que visam a garantia de direito da educação básica e superior com qualidade social para contribuir com debates municipais, intermunicipais, distrital e estaduais. 

As instituições parceiras são o Conselho Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Federal de Rondônia e o Fórum Municipal de Educação.

Decom/Texto: Hiandra Trindade/Foto: Maria Elis