Parceria Sebrae/Semed promove curso sobre educação empreendedora a professores do Município
Uma parceria entre o Sebrae/Ji-Paraná e a Secretaria Municipal de Educação – Semed promove a partir do dia 31, o repasse da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para aproximadamente 40 professores de seis escolas da Rede Municipal de Ensino. O curso, especifico para cada etapa do Ensino Fundamental, tem por objetivo apresentar práticas de aprendizagem que promovam a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida.
Cerca de 40 professores das escolas Jamil Vilas Boas (bairro Duque de Caxias), Celso Augusto Rocco (Brasil Novo), Professor Almir Zandonadi (Novo Horizonte), Professora Maria Antônia (Jardim Presidencial III), Tupi (Setor Itapirema) e Jandinei Cella (Jardim dos Migrantes) participam do repasse feito por profissionais do Sebrae de hoje até o próximo sábado, dia 5, nos horários das 14 às 18 horas e das 19 às 23 horas. Todo o curso será ministrado no Escritório Regional do Sebrae/Ji-Paraná, localizado à rua Raimundo Alves de Abreu, 742, Centro, sem quaisquer ônus seja para os professores, seja para o Município.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae, segundo informações contidas no site oficial da instituição, visa incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o despertar do espírito de coletividade, desenvolvendo, assim, as habilidade e comportamentos empreendedores.
A proposta estaria de acordo com as prerrogativas da Unesco para a educação do novo milênio, que seriam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto.
A Metodologia JEPP é composta por nove cursos, sendo um específico para cada ano do Ensino Fundamental. Entre eles estão: O Mundo das Ervas Aromáticas (1º Ano), Oficinas de Brinquedos Ecológicos (3º Ano), Artesanato Sustentável (7º Ano), entre outros.
Em 2015, o JEPP resultou em um Feirão de Empreendedorismo em duas escolas da Rede Municipal, a Almir Zandonadi e a Ulisses Matosinho (localizada na 3ª Linha da Gleba G). Naquele ano, o repasse da metodologia JEPP aconteceu na própria escola.
“Os alunos é que estão vendendo, negociando no Feirão. Eles se organizaram e escolheram quem faria o quê, por exemplo, quem seria o vendedor, o caixa, o gerente. Além do desenvolvimento lógico-matemático, teve também a questão da linguagem. Eles se soltaram mais, aprenderam a conversar com o “cliente”. Foi uma experiência nova e muito positiva”, avaliou a diretora da Almir, Viviane Teixeira de Andrade.