Geral

Ji-Paraná realiza o primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou hoje (20), na Igreja Missionária Unida, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Com a realização do Fórum, o município irá elaborar um plano de ação para ampliar as políticas públicas voltadas aos direitos das crianças e adolescentes. O objetivo principal é que em 2020, Ji-Paraná aumente seus índices e receba o Selo Unicef.

Durante o Fórum Comunitário, foram apresentados a Comissão Intersetorial em Defesa da Infância e Adolescência (CIPDIA) e o Núcleo de Crianças e Adolescentes (NUCA), compostos por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Esporte e Turismo, Apae e do Conselho Tutelar.

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Ji-Paraná, Thaís Sanders, as equipes colaboraram durante o Fórum no processo de debate e discussões sobre como melhorar a vida das crianças e adolescentes de Ji-Paraná, em vários aspectos.

Entre os eixos discutidos estão o registro civil de todas as crianças, evasão escolar, gravidez na adolescência, mortalidade infantil e o incentivo aos jovens de 16 e 17 anos para que participem do processo eleitoral brasileiro. São 12 indicadores sociais e desafios impostos pelo Selo UNICEF para atingir os objetivos propostos até 2020.

“O Selo  é uma forma de incentivo as cidades que fortaleçam as ações para a melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes, especialmente, as que estão inseridas no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, onde está concentrado o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade”, explicou a articuladora do Selo.

Para a secretária de educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio, todos os órgãos como Tribunal Regional Eleitoral, 2º Batalhão da Polícia Militar, CMDCA, escolas públicas e privadas estão participando desse momento tão importante para o município.

“Tudo está interligado. Uma criança doente não aprende. Uma pessoa sem educação terá mais problemas de saúde por falta de informação. É muito importante que todos façam um trabalho em conjunto. O Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, fez questão de participar do Selo Unicef e assumir esse compromisso de buscar junto com as entidades envolvidas, o cumprimento das metas”, frisou a secretária Leiva Custódio.

A Secretária de Assistência Social, Sônia Reigota destacou que a Comissão e Núcleo terão uma tarefa importante. “Essas pessoas escolhidas terão a missão, em parceria com diversas entidades e escolas, de pensar em soluções de políticas públicas a serem praticadas pelo município para garantir os direitos e qualidade de vida às crianças e adolescentes de Ji-Paraná”, disse a secretária.

O secretário de Saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki, também participou do Fórum Comunitário e destacou a participação ativa e colaborativa da Saúde nesse processo importante de mudança social que o município está vivendo. “O Selo Unicef nos ajudará a ver melhor como e onde poderemos melhorar. Por isso colocamos nossa estrutura e pessoal a disposição da Comissão. Os agentes de saúde, por exemplo, poderão ajudar a identificar  aquelas crianças que não estão com as vacina em dia e que não estão frequentando a escola. É um trabalho de equipe”, salientou.

Participaram do Fórum representantes da Polícia Militar, Fórum Eleitoral, CMDCA e várias entidades envolvidas na garantia da aplicação dos direitos da criança e adolescentes.

Decom